O ISAE FGV Paraná (Instituto Superior de Administração e Economia do Paraná – Fundação Getúlio Vargas), desenvolve cursos, vivencias e debates que contribuem para formação de líderes e cidadãos. Conversamos com o Dr. Norman de Paula Arruda Filho – presidente desta prestigiada instituição de ensino superior.

*******************************************************************************************

Qual a importância da interação universidade/empresa para a sociedade?
Executivos de todo o mundo têm se preocupado mais com a gestão de riscos e com a transparência em suas ações. Se antes, o foco dos empresários era no lucro e crescimento imediato, percebeu-se que hoje o sucesso empresarial está relacionado ao equilíbrio das questões de governança com princípios éticos e valores. E, nesse ponto, a academia, por meio da educação executiva, é a via para a inovação, desenvolvimento sustentável e para a disseminação do conhecimento com foco em valores. Ao formar líderes conscientes, responsáveis, a academia auxilia na construção do ser confiante, com valores e aptos a serem agentes e fazerem a diferença nesse cenário, para transformação e influência de outros setores.

*******************************************************************************************

A cidadania nas empresas está sendo valorizada? É papel das instituições de ensino incentivar o exercício da cidadania? De que forma?
É um movimento que temos observado. Representantes de academia de todo o mundo informam que os estudantes e empregadores passaram a exigir que as instituiçoes educacionais prestassem mais atenção com a responsabilidade social e ética de longo prazo. Por conta disso, as escolas de negócio tiveram que rever sua grade curricular para a inserção de novos princípios, conceitos e comportamentos. As organizações devem buscar o lucro e resultados, devem ter competitividade, gerar renda e emprego; isso move a sociedade. A ascensão de uma empresa está relacionada não só à sua capacidade de gerar receita, mas também na capacidade de implantar um processo de governança comprometido com o processo de desenvolvimento sustentável.

*******************************************************************************************

Como o ISAE/FGV pode contribuir para a melhoria da empregabilidade?
O ISAE, conveniado da FGV, tem a formação de lideranças responsáveis como seu principal direcionamento estratégico, tanto no processo de aprendizagem, quanto na sua gestão interna. Há mais de 10 anos o programa Perspectivação foi introduzido ao currículo dos executivos como um modelo educacional fora das métricas clássicas de formação. Com ele, formamos líderes responsáveis e atentos à prática de valores, por meio de vivências, dispostos a promover a autoformação, e a recuperação do respeito mútuo. Dessa maneira, deixam de ser sujeitos passivos e passam a ser agentes transformadores do seu próprio entorno.

*******************************************************************************************

Qual a importância de uma boa qualificação para uma carreira de sucesso?
Não existe o sucesso de uma organização com a crença só no bem individual, pelo contrário, é a busca exclusiva pelo bem pessoal que leva à corrupção. Para o ISAE, um líder globalmente responsável e de sucesso é aquele que busca e inspira o desenvolvimento de sua equipe, é transparente, tolerante e influencia na adoção de atitudes inovadoras e comportamentos com propósitos claros. Possui ainda visão sistêmica, que lhe permite enxergar a sustentabilidade como diferencial competitivo, gerando valor econômico, social e ambiental à empresa. Mais do que ensino, procuramos despertar a inspiração para aprender e, assim, alcançar o que a Unesco chama de 5.° Pilar da Aprendizagem: Aprender a se transformar e a transformar a sociedade. É com foco nesse tipo de formação e liderança, que investimos no relacionamento humano como forma de contribuir com a transformação da sociedade. Mais informações: www.isaebrasil.com.br

*******************************************************************************************

Curtas

* A Via Varejo está contratando para 6 vagas para atuar no Centro de Distribuição em São José dos Pinhais. Além de oportunidades para ajudante interno e externo, a empresa busca um Supervisor de Prevenção e Perdas. Os interessados devem se candidatar pelo site www.viavarejo.com.br/rh, selecionando a opção cadastrar/editar currículo.

* O IBEF PR (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Paraná) realiza nesta terça, às 19h30, 3o Ciclo de Palestras IBEF Mulher.

* A Telefônica Vivo abre inscrições para programa anual de estágio. A empresa, que faz parte de um grupo espanhol presente em 24 países da Europa e América Latina e com mais de 130 mil colaboradores, está em busca de estudantes de perfil dinâmico, com previsão de terminar a faculdade entre julho de 2015 e julho de 2016. Inscrições podem ser feitas até 10 de março, pelo site: http://www.talentumtelefonica.com.br.

*******************************************************************************************

Frase

“Um entusiasmo ardente, apoiado numa sensatez e perseverança cavalares, é a qualidade que leva ao sucesso com mais frequência.
(Herbert Casson)