Na manhã desta sexta-feira (21), estão em atendimento 192 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), sendo 44 funcionando normalmente e outras 148 com atendimento parcial. São apenas 4% dos CMEIs fechados: dos 199 CMEIs, apenas sete estão sem atendimento.

Em encontro com representantes dos educadores na quarta-feira (19), os representantes da administração municipal listaram os avanços concedidos aos educadores no último ano e reafirmaram a abertura ao diálogo e às negociações.

Permanecemos dispostos ao diálogo, avançando em pontos significativos para a carreira dos educadores, diz o secretário de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi. Contamos com o retorno de todos ao trabalho para seguirmos em negociação sem que haja prejuízo para as famílias que dependem de atendimentos para seus filhos.

Avanços

Quatro dos cinco itens que constam na pauta de negociação do Sismuc já tiveram avanços importantes. A Prefeitura reafirmou a possibilidade de migração dos educadores para a carreira de professor de educação infantil, como já havia proposto. A mudança, em fase avançada de estudos, permitirá, entre outros benefícios, a aposentadoria especial para esses profissionais.

A Prefeitura também garantiu a efetivação da permanência (20% de tempo para estudo e planejamento) a partir da homologação do concurso púbico que começou no último fim de semana, com a participação de 8 mil candidatos.

Outro ponto debatido foi o piso salarial, que será definido até a data base, em 31 de março, para todos os 35 mil servidores da Prefeitura. No último ano, os educadores tiveram reajuste salarial de 36,48%, muito além da inflação. O vencimento inicial do educador, que em dezembro de 2012 era de R$ 1.347,69, passou em novembro de 2013 para R$ 1.839,32.

A administração assumiu o compromisso de criar uma comissão para definir critérios do processo de escolha dos diretores dos CMEIs, que acontecerá em 2015.

A Prefeitura reafirmou que até 23 de abril apresentará estudos dos impactos financeiros da proposta do sindicato de redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais. São considerados quatro cenários – três de redução da jornada e o outro de enquadramento na proposta do plano de carreira que se encontra em estudo.