Receitas tradicionais e releituras da culinária paranaense prometem surpreender os olhos e o paladar de quem passa pelo Centro Histórico de Curitiba. Numa casa centenária com quintal espaçoso, o FARNEL oferece pratos regionais diferenciados em um ambiente acolhedor e charmoso. Com administração familiar, o foco inicial é a culinária regional do litoral e primeiro planalto do Estado e, no futuro, o restaurante pretende representar outras regiões do Paraná.

A cozinha é assinada pela Chef Gloria Vargas, que preza pela criatividade na elaboração das receitas e qualidade na escolha dos produtos, numa constante pesquisa pela cultura da nossa terra. Recentemente conquistou prêmio do júri especializado na categoria melhor receita do Festival Brasil Sabor 2013.

Paçoca de carne com abóbora, virado de feijão, farnel de frango e o famoso Barreado estão entre as opções servidas, que trazem a influência de povos que chegaram na região. Segundo a chef, a culinária paranaense tem grande influencia dos viajantes. É a comida que se desloca, com prazo de validade maior, como a carne salgada, grãos e farinha. As sobremesas também contam com o toque paranaense, como o tradicional figo em calda que ganha cobertura de nata com crocante de nozes.

O gosto pela culinária local vem de família e tem como fonte as receitas da avó Nininha e da mãe, dona Carmem. Gloria e sua filha Anna Vargas, responsável pela administração do restaurante, fizeram pesquisas sobre a história da culinária paranaense e também definiram detalhes no espaço, juntamente com a assessoria da arquiteta Ana Luísa Furquim. O outro filho, o designer José Faria, assina toda a identidade visual do Farnel.

No espaço, funciona um Museu de Peças Antigas de Culinária, acervo próprio da família Vargas. O restaurante conta também com uma Sala Família, com capacidade para oito pessoas, com um ambiente que sugere uma refeição em casa, ambientada com móveis que pertencem a família há mais de um século. As sobremesas, como os doces de figo e o de abóbora, por exemplo, são feitas em um tacho de cobre de minha mãe, que já acompanha gerações, explica Gloria.

O Farnel Gastronomia Paranaense funciona de sexta a domingo no almoço, das 12h às 15h e para o jantar de quarta a sexta, das 18h30 às 23h00 e aos sábados das 19h às 23h30.

SERVIÇO:
Especialidade: Gastronomia Paranaense
Telefones: 41.3324-9755
Email: [email protected]
Horário de funcionamento:
Jantar das 18h30 as 23h00 de quarta a sexta
Jantar das 19h00 as 23h30 aos sábados
Almoço das 12h as 15h de sexta a domingo