Não é todo dia que um clube de futebol completa 90 anos. Não é todo dia que um paranaense joga pela Copa Libertadores. Não é todo dia que uma equipe brasileira enfrenta o Vélez Sarsfield, campeão da América em 1994 e dez vezes campeão nacional.
Hoje é um desses dias raros. O Atlético completa 90 anos de idade enfrentando o Vélez, pela 5ª rodada do Grupo 1 da Libertadores. O jogo será às 22 horas, na Vila Capanema, com transmissão pela RPC.
As duas equipes estão empatadas na liderança do Grupo, com nove pontos e saldo de gols de dois. Quem vencer, só precisa de um empate na 6ª (e última) rodada para garantir vaga nas oitavas de final. Em 8 de abril, o Atlético enfrentará o Strongest, na Bolívia, e o Vélez jogará em Buenos Aires contra o Universitario. O Strongest tem seis pontos e enfrenta amanhã, no Peru, o Universitario, que ainda não somou pontos.
Para o jogo de hoje, o técnico do Atlético, Miguel Angel Portugal, terá a volta do atacante Marcelo. A tendência é que ele mantenha o 4-4-2 que usou em cinco das seis partidas de 2014, inclusive na última – vitória por 3 a 0 sobre o Universitario. Nesse caso, Marcelo entraria na vaga de Bruno Mendes. Douglas Coutinho continuaria como meia-direita e Mirabaje, na meia-esquerda. No entanto, Felipe pode entrar em qualquer uma dessas duas posições – na esquerda ou na direita.
A única vez que Portugal não usou o 4-4-2 foi contra o Vélez, em Buenos Aires, quando adotou um 4-2-3-1, com Mérida como meia centralizado e com Paulinho Dias e Mirabaje como meias-pontas.
Um dos desfalques hoje é o atacante Adriano Imperador, que se recuperou de uma lombalgia, mas agora trata de um edema na coxa direita. Outro é o atacante Mosquito, com lesão muscular.
O goleiro Weverton afirma que o Furacão precisa se impor jogando diante de sua torcida na Vila Capanema, tendo a obrigação de sair de campo com os três pontos. A obrigação de ganhar é nossa. O Atlético precisa se impor. Somos a equipe mandante e queremos ganhar para classificar. Precisamos fazer aquela pressão no início da partida, sufocar o adversário desde o início como fizemos contra o Universitario”, analisa o jogador.

Na Arena
Jogo-teste da Arena será no sábado
A Arena da Baixada receberá, neste sábado às 15 horas, seu primeiro evento-teste para a Copa do Mundo de 2014, atendendo as recomendações da FIFA. Será um jogo-treino da equipe principal do Atlético contra o J.Malucelli. Segundo o clube, a escolha do adversário é uma forma de retribuição ao J. Malucelli, que desde 2012, quando iniciaram as obras, disponibiliza o Ecoestádio.
A ideia inicial do Atlético era fazer no sábado, na Arena, o jogo entre o sub-23 e o Londrina, pelo Paranaense. O clube explicou ontem que não é possível. Devido ao fato de a estrutura do estádio ainda não estar completa para uma partida oficial de campeonato. Assim como, não será possível o atendimento e cobertura da imprensa durante o jogo-teste, justificou.
A capacidade do estádio será reduzida para o jogo-teste, com limite de 10 mil pessoas. Serão convidados funcionários do clube, operários da obra, conselheiros, sócios, patrocinadores e pessoas ligadas à organização da Copa 2014.
A definição dos sócios que poderão comparecer será realizada por sorteio, que acontecerá às 9 horas de hoje. Só os adimplentes concorrem. Os nomes dos premiados serão divulgados no site oficial do clube.

Sub-23 joga no Ecoestádio
A Federação Paranaense de Futebol (FPF-PR) homologou ontem o jogo entre Atlético e Londrina, pela semifinal do Campeonato Paranaense. A partida será sábado às 18h30 no Ecoestádio Janguito Malucelli. O jogo de volta provavelmente ficará agendado para a próxima quarta-feira, em Londrina.

Em Curitiba
Atlético: Weverton; Sueliton, Manoel, Cleberson e Natanael; João Paulo, Paulinho Dias, Mirabaje (Felipe) e Douglas Coutinho (Felipe); Marcelo e Ederson. Técnico: Portugal

Veléz: Sosa; Cubero, Sebá Dominguez, Fernando Tobio (Facundo Cardozo) e Papa; Allione, Romero, Cabral e Canteros;  Jorge Correa e Lucas Pratto. Técnico: José Flores
Árbitro: Wilmar Roldan (Colômbia)
Local: Vila Capanema, às 22 hs
TV: RPC e Sportv

Adversário
Velez não terá Zárate
O ataque do Vélez deve ser temido. Melhor ataque do Torneio Final (o 2º turno do Campeonato Argentino), com 15 gols em nove partidas, os argentinos apostam na qualidade de Lucas Pratto e Mauro Zárate – o último, inclusive, já brilhou no futebol italiano, atuando pela Lazio e a Inter de Milão. Contudo, uma ótima notícia para o atleticano: com uma sobrecarga muscular Zárate ficará de fora do duelo. Jorge Correa deverá ser o titular – no jogo contra o The Strongest, o argentino de 20 anos já anotou um gol e no último fim de semana marcou um golaço no empate em 1 a 1 contra o Estudiantes.
A defesa, porém, não mantém a qualidade das últimas temporadas. Se nos últimos dois anos sofreu 52 gols em 61 jogos no Campeonato Argentino, em 2014 já foram 13 gols sofridos em nove partidas. Ainda assim, os nomes que compõem a defesa são de muita qualidade, com destaque para Fernando Tobio, de 24 anos, que desde 2008 joga no Vélez e em breve poderá pintar no Brasil (clubes como o Santos e o Corinthians acompanham o jogador). O destaque negativo fica para os defensores Cubero e Domínguez.