RIO DE JANEIRO, RJ, 26 de março (Folhapress) – Militares do Exército acompanham desde o final da tarde de hoje policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) em uma operação nas favelas Nova Holanda e Parque União, no Complexo da Maré, zona norte do Rio. A ideia é fazer um reconhecimento de território. As Forças Federais devem ocupar o conjunto de comunidades nos próximos dias.

A data da entrada definitiva dos militares na região ainda não foi divulgada. O efetivo oficial também não foi revelado.

Tropas das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança vão ocupar as favelas da Maré até, no mínimo, 31 de julho –tempo suficiente para que a região, caminho para quem chega à cidade pelo aeroporto do Galeão ou pela avenida Brasil, fique com segurança reforçada até a final da Copa do Mundo.

Ainda há previsão de instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no local. Com 130 mil habitantes, segundo o censo de 2010 do IBGE, o complexo da Maré é o maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro.

São 17 comunidades com pouco mais de 43 mil domicílios em uma localização estratégica em termos de segurança.

Situado às margens da baía de Guanabara, o complexo é cortado pelas principais vias do Rio –avenida Brasil e as linhas Vermelha e Amarela.

Segundo o serviço de inteligência da PM, em suas vielas cerca de 200 traficantes de diferentes facções e milicianos disputam o comando de um território de 800 mil m2. Investigações apontam que o tráfico das favelas Nova Holanda e Parque União é chefiado pelo Comando Vermelho; da Baixa do Sapateiro até o conjunto Esperança, há traficantes do Terceiro Comando Puro; já na favela Roquete Pinto há milicianos.

Há dois anos, a Secretaria de Segurança do Estado promete abrigar o novo Batalhão do Bope (Batalhão de Operações Especiais) próximo ao conjunto de favelas.

Até agora, no entanto, a mudança não aconteceu. O batalhão continua em Laranjeiras (zona sul) e sem previsão de mudança.

Em junho de 2013, uma série de confrontos entre PMs e criminosos deixou dez mortos e seis feridos na Maré após um grupo aproveitar um protesto de estudantes para assaltar motoristas e pedestres.