O governador Beto Richa (PSDB) irá promover mudanças no comando de oito secretarias estaduais até a próxima sexta-feira (4) por conta das eleições de outubro. Segundo o tucano, as trocas são alterações técnicas que asseguram à continuidade das ações do governo. Além das mudanças, as secretarias de Governo e Casa Civil serão fundidas, com a estrutura de governo passando a ser composta por 19 secretarias. 

Nesta segunda-feira (31/03), o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, deixou o cargo. Para o seu lugar, Richa indicou Horácio Monteschio, diretor-geral da pasta. 

Também nesta segunda, o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, que tinha se desligado do governo na semana passada, transmitiu o cargo para Amin Hannouche na Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. 

O deputado federal Ratinho Jr. deixa a Secretaria do Desenvolvimento Urbano na quinta-feira. Para a função o governador vai nomear o diretor-geral da secretaria, João Carlos Ortega. 

O deputado estadual Luiz Eduardo Cheida também se afasta da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na próxima quinta. Quem assume é Antonio Caetano de Paula Jr., diretor-geral da pasta. 

Até sexta-feira também será substituído o secretário do Esporte e Turismo, Evandro Rogério Roman. Em seu lugar assume Diego Gurgacz, que respondia pela direção geral da secretaria. 

Richa adiantou ainda que o vice-governador Flávio Arns também deixa a secretaria da Educação. O mesmo acontece com o secretário especial de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande. Os substitutos dos dois serão confirmados ao longo da semana. 
 
Diretores

Além dos secretários, também se afastam dos cargos alguns diretores de órgãos da administração direta e indireta do Estado. 

Neste grupo estão Márcio Fernandes Nunes, diretor-presidente do Instituto Águas do Paraná; Paulo Rosenmann, diretor administrativo da Ambiental Paraná Florestas; e Omar Sabbag Filho, diretor do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec). 

Rui Hara, coodenador geral da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) também vai deixar a função nos próximos dias, assim como o diretor-presidente do órgão, José Antonio Camargo.