Dia 8 de abril é dia em que os japoneses reverenciam o nascimento de Sidarta Gautama. O homem que abandonou seu palácio para meditar, no século 6 antes de Cristo. Uma espécie de São Francisco antes do tempo. Meditando, transformou-se em um ser iluminado. É verdade que a data de nascimento do príncipe nepalês é incerta.

China, Tibete e Japão comemoram três datas: o nascimento de Buda no dia 8 de abril, coincidindo com o Hana Matsuri – Festival das Flores; a morte, no dia 15 de fevereiro; a iluminação, no dia 8 de dezembro.

Índia,  Ceilão e Nepal reúnem as três datas em uma única homenagem, porque acreditam que  Buda nasceu, se iluminou e morreu em uma lua cheia de maio. Sidarta, príncipe dos sakyas, abandonou riquezas, deixou mulher e filho, quando se deu conta das misérias do nascimento, velhice, doença e morte que fazem parte dos seres humanos comuns.

Fotos: Divulgação

A moderna Hong Kong também mantém tradições religiosas e costumes do passado

Tornou-se Iluminado (Buda) e passou a professar que se a vida é sofrimento, a causa é o desejo. Mais tarde o budismo se dividiu em escolas: no Japão, China e Tibete, a Mahayana; no Ceilão, Tailândia e Nepal, a  Hinayana. O ideal da Mahayana é o Salvador do Mundo (Bodisattava), e da Hinayana, o Que Vive Solitário ( Arhant).

A mesma cerimônia do Hana Matsuri que acontece no Japão, é também celebrada no Brasil, onde houver uma colônia japonesa. A maior festa é a do bairro da Liberdade, em São Paulo que, tradicionalmente, faz no segundo domingo de abril o desfile do elefante branco, um símbolo da sabedoria, que é seguido por crianças em trajes típicos e monges de várias seitas budistas. A estátua do elefante branco  é colocada sobre um palanquim, tendo logo acima um pagode cheio de flores, com a imagem do Buda menino. Antigos instrumentos japoneses são usados para tocar a música celestial.


Na Tailândia, a religião coloca em cada esquina um ponto de oração e devoção

O povo pode aspergir chá sobre o Buda menino, fazendo pedidos de prosperidade e saúde. O templo zen do bairro tem monges que orientam sessões de meditação durante o ano, para quem quiser entender um pouco mais do misticismo e ensinamentos do budismo.

O nascimento de Buda é comemorado neste mês de abril até pelos xintoístas, que seguem a religião anterior ao budismo. Os templos ficam floridos, com perfume de incensos, e o colorido das roupas típicas e desfiles de monges e fiéis é atração extra.

Durante as cerimônicas do Hana Matsuri (Festival das Flores), as imagens do Acordado, o Tatagata, são ornamentadas e perfumadas com amacha (chá doce). No Japão os principais templos de Kyoto e Nara , que se destacam pelos belos jardins da tranquilidade, abrem as portas para receber fiéis e admiradores.


Lanternas festivas marcam as datas importantes também no Brasil

O budismo japonês – Mahayana, tem no bodhisattva, aquele que renúncia à sua felicidade para salvar o mundo, o seu maior ideal.

O Japão desenvolveu formas próprias de budismo, como as seitas shoto e rinzai do zen-budismo, enfatizando a meditação e a disciplina pessoal mais do que rituais religiosos e orações. O Ocidente recebeu grande influência do zen budismo durante os anos 60, principalmente na Califórnia, convertendo hippies e intelectuais, que propagaram a religião para o mundo.


No topo do mundo, os ensinamentos de Sidarta são propagados também para o Ocidente

Vários mosteiros hospedam visitantes em qualquer época do ano, para que possam experimentar, por alguns dias, o que seja a rotina dos monges, praticando a meditação zazen (sentada) e a kinhin (andando). A alimentação, claro, é vegetariana. Os mais dedicados e com sorte, obtém o satori  (iluminação), quando cessam os pensamentos. Não custa tentar. E a hora é agora.


Na China as grandes datas são festejadas com trajes típicos

PRIMEIRO ABRIL É DE PEIXES
O primeiro de abril em Paris, o famoso Dia da Mentira por aqui, é o Dia do Peixe nos restaurantes da capital francesa. Os bons pratos, no entanto, são servidos durante o ano todo.

Quando viajar para a Cidade Luz, veja onde jogar sua rede:

FISH CLUB – no 1.er, número 58 da rua Jean-Jacques Rousseau, entre ceviches do Peru e sashimis japoneses, os peixes são marinados com o já célebre leche de tigre – uma combinação de limão verde, gengibre, cebola, caldo de peixe, pimenta e alho – para servir  os peixes crus, frios, cortados à faca. Mas quem prefere peixes cozidos, pode escolher grelhados na chapa, em espetinhos preparados na brasa, junto com pedaços de  polvo e de chouriço, tudo muito bem apimentado. Os coquetéis são na base do pisco.

BLUEBERRY – lá os destaques são os makis – várias receitas servidas em 6 porções – com temperos como framboesa, acompanhados de arroz grelhado e outros exotismos. O prato de mais sucesso é Rackham le Rouge, tempura de camarão, atum marinado, carpacio de trufa negra, pepino, ovas de peixe, cebolinha verde. Tudo aromático e crocante. Para beber, o spritz japonês feito com gim e yuzushu. O restaurante fica na rua Sabot, no VIe, número 6.

THE SUNKEN CHIP –  primeiro fish and chipsparisiense, comandado por dois britânicos de verdade. Os peixes são bem frescos, do dia, e chegam dourados  à mesa, junto com um pacote de fritas. Fica no número 39 da rua des Vinaigriers, Xe.

CLAMATO – oyster bar, com crustáceos e frutos do mar. Ostras, oursins, ameijoas, berbigões, peixes  crus. Temperados com o melhor azeite de oliva, limão, coentro. Rua de Charonne, XIe, número 80.

ANTOINE –  com uma vista única para a Tour Eiffel, o que ajuda a degustação de ostras de todos os tipos e tamanhos, sopa de peixe e peixes grelhados, como o linguado à meunière. Tudo com limão e azeite de oliva. No número 10, avenue de New York, XVIe.

LA TABLE d’AKI – cardápio em função do mercado do dia, da inspiração do momento e da estação do ano. Produtos DOC, cozimento ao ponto na lagosta assada com molho de crustáceos. Na sobremesa, torta de maçã. Na rua Vaneau, VIIe, número 49.

HELEN – ambiente estilo iate, servindo o peixe  do dia, grelhado, cru, ao vapor, em sopa ou na chapa. O salmão escocês bem temperado, um bom suquet de peixe ( preparado da Catalunha, com tomates). Nos acompanhamentos, purê de batatas cremoso, e gratinado de erva doce. Número 3, rua Berryer, VIIIe.

LA  CEVICHERIA – também usa nos temperos o lechede tigre peruano, para preparar o ceviche. Todos os peixes são preparados na hora. Há até dois ceviches de carne bovina, para quem prefere. Na rua Marie-Stuart, IIe, número 16.

JÁ TEM GENTE PENSANDO NA VIAGEM DE NATAL
Promoção da Avalon Waterways que inclui um cruzeiro temático para Mercados de Natal europeus concede USD 1.500 de desconto para casal ou dupla que viaja na mesma cabine. Fazem parte da promoção duas saídas do cruzeiro Christmas in Danube – uma no dia 07 e outra no dia 09 de dezembro (2014), com duração de nove dias, inicio em Praga, passagens por Nuremberg, Regensburg, Passau, Linz, Melk, Dürstein e término em Viena.

Usualmente, o casal ou a dupla que ocupar a mesma cabine no cruzeiro Christmas in Danube paga a partir de USD 3,998. Na promoção, válida para reservas feitas até 20 de maio e embarques até dezembro de 2014, o preço é a partir de USD 2,498 por casal. Na programação em terra, visitas aos Mercados de Natal em Praga, Nuremberg, Regensburg, Linz e Viena.


SOBRE AVALON WATERWAYS

Avalon Waterways é uma das quatro marcas da empresa suíça Globus Family of Brands (as outras três são: Globus, Monograms e Cosmos). Dedicada a cruzeiros fluviais de luxo por rios famosos da Europa, China, Sudeste da Ásia, Egito e Galápagos, a Avalon navega com as embarcações fluviais mais jovens do continente europeu, e as maiores cabines (na média, 30% de espaço a mais) dos cruzeiros fluviais pela Europa. Nos cruzeiros Avalon os preços (a partir de cerca de U$ 250/dia, sem a parte aérea) incluem todas as refeições a bordo; cervejas, vinhos e refrigerantes nos jantares; passeios em terra com guia local, acesso VIP aos lugares imperdíveis, entre outros.

CRUZEIRO AVALON CHRISTMAS IN DANUBE
Praga
– o Mercado de Natal acontece no centro da Cidade Velha, que é decorado com uma gigantesca  árvore natalina. A praça ganha um vilarejo típico, com pequenas casas de telhados vermelhos vendendo artesanato tcheco tradicional, brinquedos de madeira e souvenirs.

Mercado de Natal em Praga que dizer castanhas assadas, doces , salgados natalinos e vinho quente, servido diretamente de um barril especial.  Eventos acontecem durante todo o período: oficinas para crianças e espetáculos musicais ao vivo. As comemorações estendem-se às ruas próximas, sempre  decoradas com motivos da estação.

Para a prática ou aprendizado de patinação no gelo, é possível alugar patins na  pista da Rua Ovocný trh, na Starém Městě. A pista, ponto de encontro dos moradores na cidade, funciona diariamente durante o inverno, incluindo parte da noite. Para ver de perto a imagem do Menino Jesus de Praga e visitar o presépio, o destino é a Igreja Nossa Senhora Vitoriosa, na Rua Karmelitská.

Nuremberg – O Mercado de Natal de Nuremberg é um dos maiores da Alemanha e um dos mais famosos da Europa. Duas centenas de estandes de  vendem de lembranças a agasalhos, enfeites e presentes.  Dois eventos  são especiais: uma procissão com  milhares de crianças  carregando lanternas coloridas feitas por elas; e o Feuerzangenbowle.

Não há uma tradução para a palavra Feuerzangenbowle. Os alemães a utilizam para um tipo de bebida largamente consumida na época de inverno. É preparada com um torrão de açúcar  encharcado com rum, colocado sobre um recipiente semelhante a um caldeirão para fondue, onde é depositado vinho. Enquanto o torrão de açúcar é flambado, a calda cai no vinho.

Em Nuremberg, durante o Mercado de Natal o caldeirão do Feuerzangenbowle, com nada menos de 3,40 metros de altura, é sempre alimentado, para não deixar o seu nível diminui. Assim, nunca falta bebida para servir aos visitantes.

Regensburg – Quatro Mercados de Natal são realizados na medieval Regensburg – a bela cidade alemã do tempo dos celtas.  O centro antigo e as ruas laterais transformam-se em um cenário emoldurado por neve e luzes.  Ali acontecem  eventos  especiais, de apresentação de canto coral e espetáculos de música clássica ao ar livre.

No Pátio do Castelo Scholoss Thurn un Taxis acontece o Natal Romântico, enquanto na Haidplatz é o lugar do Natal dos Artesãos. Neupfarrplatzn e Wurstkuchl são os outros lugares que reúnem peças típicas, brinquedos, enfeites para as compras natalinas. No ar, aromas de vinho quente, amêndoas torradas e todos os tipos de comidas típicas.

Linz – Por ocasião do período festivo de Natal, Linz mostra seu lado mais bonito no cenário da Praça Principal, uma herança barroca, simbiose bem sucedida entre o antigo e o novo.   É  quando os jardins públicos de Volksgarten (parque urbano com cerca de 30 mil m2) transformam-se em verdadeiros contos de fadas, para  encantamento de todos, crianças e adultos.

Os dois Mercados de Natal realizados na cidade são conectados pela Landstrasse – a principal avenida comercial de Linz. O show incomum de luzes é resultado de um projeto de iluminação desenhado pelo masterclass do Mozarteum de Salzburgo sob o tema Espumas do Danúbio – Sonho de Luzes, e desde 1993 é repetido anualmente, emprestando luzes e cores às ruas comerciais e à Ponte Nibelungen.

No Mercado de Natal da Praça Principal de linz, as barracas são decoradas com motivos que remetem aos marcos da cidade, enquanto os  telhados arqueados simbolizam as ondas do Danúbio

Viena – Fazer compras, comer e beber Glühwein (bebida quente a base de vinho,  consumida nos países de origem germânica durante o inverno) é parte das atrações natalinas na capital da Áustria. O maior Mercado de Natal do país acontece em frente ao  prédio gótico que abriga a Câmara Municipal de Viena. Nas suas  janelas, artistas locais configuram o calendário das comemorações; as árvores da praça são  iluminadas, emoldurando a praça onde charretes e trenzinhos típicos transportam as crianças através da paisagem natalina.

Além deste, outros 20 Mercados de Natal oficiais são realizados em Viena. Como o Mercado Romântico, realizado em frente ao Palácio Schönbrunn, que tem programação extra, como as leituras de Natal  nos quartos brancos do palácio, decorados com ouro.

Uma vila natalina  pode ser visitada em frente ao Palácio Belvedere, enquanto o Mercado de Spittelberg espalha-se entre os becos oriundos da época Biedermeier – entre 1815, ano do Congresso de Viena, e 1848, ao início das revoluções europeias -, quando floresceram novos estilos nos campos do design de interiores, da literatura e outras expressões artísticas.

Outro Mercado natalino de Viena é realizado no palácio de gelo do Museums Quartier. Nele, entre outras atrações há uma pista de curling,  jogo  durante o qual os jogadores utilizam vassouras para tirar da pista as pedras de gelo dos adversários. Este esporte  nasceu no século 16, nos congelados lagos da Escócia.

Mal acabamos o primeiro semestre deste ano, e já tem gente programando as viagens de final de ano. Quem chega primeiro, aproveita. Faça o mesmo.