A Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) abriu licitação para ocupar 63 boxes vazios do Mercado Central, centro de comércio popular que fica na Rua da Cidadania Matriz, na praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba. No total, o mercado tem 472 boxes que oferecem produtos artesanais, alimentos, roupas, acessórios, utilidades domésticas e presentes.

Estão sendo feitos três processos de licitação distintos. Nesta terça-feira (12), às 14h, serão apresentadas as propostas dos interessados nos cinco boxes para venda de artigos em gral, como roupas e presentes. Na segunda-feira (11) foram abertas as propostas para os 11 boxes de produtos hortifrutigranjeiros. Na terça-feira da semana passada (5) foram abertas as propostas para 47 boxes de produtos artesanais.

A comissão de licitações da Urbs vai analisar as propostas dos comerciantes que se candidataram a ocupar os boxes, e deve anunciar os vencedores num prazo máximo de 15 dias.

O Mercado Central funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados das 9h às 18h. “É uma excelente opção de compras, porque oferece uma variedade de produtos populares com preços acessíveis, e porque tem uma localização privilegiada, no coração da cidade”, diz o chefe do setor de comercialização da Urbs, Sílvio Arthur Weber. Ele destaca que a praça Rui Barbosa é considerada o maior terminal aberto do transporte coletivo curitibano, porque concentra 54 linhas de ônibus que ligam a região central a quase todos os bairros da cidade.

Matriz – A administração municipal está investindo na revitalização da Rua da Cidadania Matriz. No local está sendo construído um restaurante popular para atender a população de baixa renda com refeições de qualidade. Por determinação do prefeito Beto Richa, a refeição custará apenas R$ 1. A obra já está 90% pronta, e o novo restaurante popular começará a funcionar em julho.

Com 785 metros quadrados, o novo restaurante terá cozinha especialmente equipada para preparar 2 mil almoços por dia, de segunda-feira a sexta-feira. O restaurante será gerenciado por uma instituição social. A Secretaria Municipal do Abastecimento está preparando o edital de licitação para selecionar a instituição.

O cardápio elaborado pela equipe de nutricionistas da Secretaria do Abastecimento terá no mínimo 1.300 calorias por refeição. Na composição dos pratos estão previstas carnes, massas, verduras, legumes, frutas e cereais.

A obra está recebendo os últimos retoques de acabamento. Equipamentos de cozinha como câmaras frias, geladeiras, fogões e bancadas estão sendo adquiridos. A Prefeitura usará o espaço também em horários alternativos, para cursos e atividades de educação alimentar – aproveitamento integral dos alimentos, orçamento familiar, práticas de higiene alimentar e pessoal.