Já está em funcionamento um novo sistema de monitoramento online, via satélite, do trecho que liga Curitiba ao litoral do Paraná pela BR-277. O investimento em tecnologia virtual será por meio do Google Earth e irá monitorar os 84 km administrados pela Concessionária Ecovia, com objetivo de apresentar seus pontos de relevância. A digitalização dessas informações será constante e realizada pelo departamento de Tecnologia e Informação da Concessionária.

O uso da ferramenta será para registrar virtualmente todos os kms do trecho administrado, como pontos de retorno, pontes, área vegetal – especialmente trecho de Serra do Mar – rios, curvas, sinalizações, entre outros. Estas informações estarão disponíveis num banco de dados, armazenado no software, sendo possível verificar todas as marcações e apontá-las no mapa.

O programa será utilizado internamente pela Concessionária, com intuito de agilizar, principalmente, o atendimento aos usuários, conforme destaca o gerente de atendimento ao usuário da Ecovia, Marcelo Belão. O uso da ferramenta de mapas do Google será totalmente operacional, não aberto ao usuário. No mapa 3D, os operadores da Ecovia poderão ter conhecimento de tudo que há nos 84 km do trecho que liga a capital ao litoral, explica Belão. Serão várias informações reunidas em um único sistema, sem precisar abrir vários arquivos. Esse processo irá agilizar o atendimento, ressalta o gerente.

Belão explica ainda que, além de os atendentes conhecerem melhor a extensão da BR-277, permitirão que tomem decisões mais rápidas. Se ocorre um acidente com caminhão carregado de óleo, em determinado km, como por exemplo no trecho de Serra do Mar, os socorristas saberão que naquele local é uma área de vegetação, poderá ter rios próximos e, conhecendo o espaço, agilizarão o atendimento e acionarão outros setores responsáveis, como o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), exemplifica o gerente. É mais uma ferramenta para atendimento. Isso permitirá decisões mais rápidas e assertivas.

O Sistema de Informação Geográfica separa a informação em diferentes camadas temáticas e armazena-as independentemente, permitindo trabalhar com elas de modo rápido e simples, permitindo ao operador a possibilidade de relacionar a informação existente através da posição e topologia das marcações, gerando uma nova informação (veja foto).

Tecnologia 3D — O Google Earth é um programa de computador desenvolvido para apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas – fotografadas de aeronaves – e Sistema de Informação Geográfica (SIG) 3D. O software programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satélite ou como um simulador das diversas paisagens. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos.