A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) divulgou nesta na terça-feira (8) o boletim atualizado sobre a dengue no Parará. De acordo com o documento, entre agosto de 2013 a março de 2014, 5.282 casos da doença foram registrados no estado. A pesquisa também informou que 274 dos 399 municípios do estado estão infestados com o mosquito.

O boletim aponta ainda que 12 cidades estão em situação de epidemia – Marilena, Nova Londrina, Itaúna do Sul, Indianópolis, Cidade Gaúcha, Alvorada do Sul, Tamboara, Nossa Senhora das Graças, Guaporema, Maringá eMissal. De acordo com a Sesa, o índice de infestação nessas regiões é superior a 300 casos. Outras oito estão em estado de alerta.

As cidades com o maior número de casos notificados são Maringá (com 5.326), Londrina (3.946), eNova Londrina (1.135). Maringá, Nova Londrina e Marilena tiveram o maior número de confirmações da doença.

Em Maringá, 1.734 pessoas contraíram a doença na cidade e outros 24 casos foram contraídos fora do município.
Na regional de Paranavaí, há 2.147 casos confirmados, sendo apenas 84 importados. Em Nova Londrina, foram registrados 1.180 confirmados até agora. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o posto de saúde atende, em média, oito pessoas por dia com suspeita de dengue. Já em Marilena, até agora são 695 casos.

O estudo ainda revela que o índice de infestação do mosquito é preocupante em outros 31 municípios: a cada 100 casas visitadas pelos agentes de endemias, quatro ou mais tinham focos da dengue.

A Sesa ainda revelou que fará um estudo para averiguar a presença do mosquito da dengue em Curitiba e Região Metropolitana em maio deste ano.

Veja o boletim completo sobre a dengue no Paraná.