A cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto, acabou dando um tiro no próprio pé ao fazer uma propaganda que tentava ser bem humorada para lançar sua cerveja comemorativa da Copa. No anúncio postado na terça-feira no YouTube (veja acima), aparece o corpo de uma mulher morena, com cabelos pretos e lisos, ao som de música francesa. “A brasileira mais admirada do mundo acaba de ganhar um toque especial.. um toque francês”, diz a propaganda. Em seguida a câmera se afasta e mostra que as axilas da mulher estão cheias de pelos, representados por duas cabeças de urso (animal que é o símbolo da marca).

Diversas consumidoras não gostaram nem um pouco da brincadeira e criticaram a empresa no Facebook. A velha história de diminuir um gênero em prol do que chamam de ‘humor’. E como toda propaganda de cerveja, escandalizando o moralismo de sempre para cima da mulher. Ê, Colorado… Eu esperava mais, não menos, escreveu uma consumidora, enquanto outra comentou que a empresa representou a mulher como produto, e não como consumidora. Comercial mais do mesmo, igualando a Colorado as demais cervejas populares por aí. Seria melhor ter ficado sem, deixando a entender ainda que respeita seu público feminino”, analisou.

Outros consumidores também saíram em defesa da empresa, afirmando que faltava senso de humor às pessoas. “Como toda peça que usa humor, sempre existirão pessoas que não entenderão a piada. Algumas mulheres acharam que a Colorado está criticando os pelos debaixo do braço da moça quando, de fato, esta exaltando, inclusive usando o urso, logo da marca, ali”, diz Rodrigo Leão, diretor de criação da agência Casa Darwin, que criou a campanha.

E você, o que achou da propaganda?