Um estudo publicado nesta quinta-feira (10) pela rede independente e global de pesquisadores em revisões sistemáticas na área da saúde colocou em xeque a eficácia do antiviral tamiflu (oseltamivir). De acordo como estudo Cochrane Collaboration, o tamiflu não evita a disseminação da gripe e nem reduz as complicações perigosas da doença, apenas ajuda com os sistomas.

Em nota o Ministério da Saúde informou que irá avaliar o resultado da pesquisa, no entanto ressaltou que  o antiviral oseltamivir (tamiflu) é indicado para o tratamento de casos graves e de pessoas com fatores de risco. Esta indicação se baseia em estudos clínicos e respaldada por recomendações de instituições de referência, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos.

Ainda de acordo com o estudo britânico, no combate ao vírus H1N1 o medicamento seria tão eficaz quanto um paracetamol, analgésico popular usado em vários países. O tamiflu tem sido usado em larga escala no Brasil e no mundo para o combate ao vírus H1N1 desde a pandemia de gripe A de 2009.

À nota, o ministério acrescentou ainda que “estudos realizados no Brasil têm confirmado a importância da administração do oseltamivir, rapidamente, nas situações indicadas como medida capaz de reduzir complicações e mortes decorrentes da influenza (gripe).”