SÃO PAULO, SP, 16 de abril (Folhapress) – O secretário de Governo da gestão Haddad, Chico Macena, afirmou hoje que foi comunicado pela Sabesp anteontem sobre a redução da pressão da água fornecida na cidade durante a madrugada, conforme antecipou o jornal “O Estado de S.Paulo” na edição de hoje.

De acordo com Macena, a cidade já enfrenta um racionamento de água. A Sabesp, no entanto, ainda não admitiu oficialmente que esse rodízio ocorra.

O secretário disse que ao ser informado de que alguns imóveis poderiam ficar sem água, decidiu enviar comunicados para alertar hospitais, postos de saúde e escolas sobre o problema no abastecimento.

Macena disse ainda que a medida é “inteligente do ponto de vista técnico, mas que é preciso transparência por parte da Sabesp” para que todos sejam avisados com antecedência.

Segundo “O Estado de S. Paulo”, a redução na pressão é de 75%. “É uma manobra que tira da rede, da 0h às 5h, água dos lugares mais altos. Então o que fizemos, nos avisamos toda a rede pública, hospitais, postos de saúde para se prevenirem sabendo que durante a madrugada está tendo um racionamento de água na cidade”, disse Macena.

A reportagem procurou nesta manhã a Sabesp, que ainda não se manifestou sobre o assunto.

A Folha de S.Paulo mostrou no último domingo relatos de falta d’água de moradores em diferentes pontos da cidade. O número de queixas de consumidores sobre o problema também aumentou consideravelmente neste ano.

A Sabesp disse que os casos mostrados na reportagem são pontuais, devido a manobras técnicas, e que está fazendo ajustes finos para adequar o atendimento à demanda.