Durante toda a quinta-feira (17) e a manhã de sexta-feira (18), período que concentra o maior fluxo de pessoas que vão passar pela Rodoferroviária de Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde realizará ações de prevenção e conscientização sobre a doença. Agentes de controle da dengue estarão no local fazendo abordagens e realizando atividades educativas com os viajantes sobre os sinais de alerta da doença e dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Segundo a coordenadora municipal de Controle da Dengue da Secretaria, Juliana Martins, a ação envolve o diálogo e a entrega de panfletos específicos com orientações para quem vai viajar para áreas de risco de dengue. É sempre importante lembrar aos viajantes sobre os cuidados para evitar se expor ao mosquito. E que, no retorno, é preciso ficar atento ao surgimento de sintomas da doença: febre alta, dor de cabeça e no fundo dos olhos, dores pelo corpo e nas articulações, náuseas e podem ocorrer manchas vermelhas pelo corpo. Ao perceber qualquer um desses sintomas, o mais recomendável é procurar um serviço de saúde para fazer uma avaliação, orienta Juliana.

Este ano, em Curitiba, os agentes localizaram 146 focos do mosquito da dengue. O monitoramento é constante, mas precisa da participação e dos cuidados da população, principalmente nesse período de calor associado a chuva, que torna o ambiente propício para a proliferação do mosquito, destaca.

Dicas de cuidados ao viajar para áreas de risco para a dengue:

Use sempre repelente contra insetos;

Procure se hospedar em locais que disponham de ar condicionado ou telas de proteção nas janelas e portas ou mosqueteiros;

Ao viajar para áreas com transmissão de dengue, inspecione o interior do veículo para verificar a existência de mosquitos e, caso encontre, use inseticida spray, deixando o veículo fechado por 20 minutos e arejando o mesmo antes de embarcar;

No caso de caminhões, cuidar para que não acumule água da chuva na lona.