Uma brincadeira bastante perigosa começa a fazer muito sucesso entre os adolescentes. O jogo do desmaio, também conhecido como jogo do choque, está há tempos circulando pelas redes sociais e o YouTube (veja acima) e agora começa a se tornar uma febre nas escolas, com os estudantes brincando até mesmo dentro da sala de aula.

Na brincadeira, é interrompia a distribuição de oxigênio no cérebro, induzindo temporariamentte um desmaio, euforia e vertigens. O risco, porém, é grande. O jogo do desmaio pode causar danos moderados ou até mesmo severos nas células cerebais, levando a perda permanente de funções neurológicas, como dificuldade de concentração, perda de memória de curto prazo e incapacidade mental permanente e morte. Além disso, os brincalhões podem sofrer hematomas na queda, crise convulsiva, ataque epiléptico (que pode prejudicar as funções cerebrais), coma e vício.

No Rio de Janeiro, escolar já começam a debater o tema em sala de aula e orientam os pais sobre como tratar o assunto com os filhos. Em entrevista ao Jornal Hoje desta quarta-feira (16), o cardiologista Stephan Lachtermacher alertou:

Ele pode ter alterações tanto da fala, quanto da parte motora, não só da face como também dos membros, alterações visuais e também prejuízo na interpretação do raciocínio.