Quase cinco anos após a morte de Michae Jackson, mais uma personalidade do mundo da música polemizou ao aparecer com a pele branca: a cantora nigeriana Dencia. A polêmica se deu porque, diferentemente do Rei do Pop, que sofria de vitiligo, Dencia criou um creme chamado Whitenicious, que foi feito para ser usado em regiões como joelho, cotovelos, juntas dos dedos e manchas, que tendem a ficar mais escuros do que o restante da pele do corpo em pessoas de pele negra, e o passou em todo o corpo, virando espelho para várias pessoas.

A polêmica repercutiu até mesmo em Hollywood, com a atriz Lupita Nyong’o comentando sobre o assunto em seu discurso no evento Mulheres Negras, organizado pela revista Essence. Lupita diz ter recebido a carta de uma garota que teria escrito: Querida Lupita, acho que você tem muita sorte por ter tanto sucesso em Hollywood mesmo sendo tão negra. Eu estava a ponto de comprar o creme Whitenicious da Dencia para clarear minha pele, quando você apareceu no meu mundo e me salvou.

Lupita foi então muito criticada pelos defensores do creme no Twitter. Dencia também usou a rede social para rebater o discuro da vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por 12 ano de escravidão.

Dois dias atrás eu tive a informação, nós investigamos e descobrimos que a pessoa (do discurso) é fã da Lupita, escreveu a cantora. E Lupita não pode falar sobre os cremes de clareamento que as pessoas brancas (companhias) fazem porque os homens brancos pagam ela, eles são donos dela!.

Dencia ainda polemizou ao afirmar que não se importava com as críticas que vinha recebendo por ser considerada um exemplo negativo para mulheres de cor desde que toda a polêmica ajudasse a vender seu creme.