Por Natalia Fabeni

SÃO PAULO, SP, 16 de abril (Folhapress) – O deputado opositor argentino Sergio Massa, possível candidato à Presidência para 2015, manteve na Fiesp uma reunião com empresários brasileiros do setor do agronegócios, bebidas e autopeças, onde falaram das relações comerciais entre o Brasil e a Argentina e o futuro da região.

“O Brasil e a Argentina são países complementares. O Brasil é o país mais importante para [as relações exteriores da] Argentina, mas, nos últimos tempos, a burocracia atrapalhou o relacionamento. Devemos consolidar o Mercosul para negociarmos juntos com outros blocos, como a União Europeia”, disse Massa a jornalistas, na sede da Fiesp.

O deputado opositor, ex-chefe de gabinete da presidente, Cristina Fernández Kirchner, afirmou que os empresários brasileiros são otimistas sobre o futuro econômico da Argentina, especialmente aqueles de setores que “hoje sentem que o presente é adverso”.

Essa é a segunda viagem ao exterior do possível candidato presidencial argentino nesse ano. Umas semanas atrás, Massa se reuniu nos Estados Unidos com empresários, políticos e “think tanks”.

Ele preferiu não comentar, porém, a certeza de sua candidatura para 2015.

Sobre os problemas atuais da Argentina, o deputado do partido Frente Renovadora disse que um deles é a inflação e que o novo índice do governo consegue refletir bastante o que acontece na realidade, mas que “é preciso esperar um ano para ele ter veracidade”. Além disso, indicou que a Argentina tem que melhorar as condições de investimento, a pressão tributária e a matriz energética, que “tem peso na balança comercial e também significa um teto para o crescimento”.

O deputado evitou criticar o governo Kirchner e disse que, caso chegue à presidência em 2015, manterá, entre outras coisas, a política de defesa dos direitos humanos, “que hoje já é um patrimônio da sociedade argentina”.