A greve da Polícia Militar na Bahia, que começou na noite de terça-feira, foi declarada ilegal pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Na decisão, o desembargador Roberto Frank considerou que os militares e equiparados são proibidos de fazer greve, devendo retornar imediamente ao trabalho, sob pena de multa de R$ 50 mil por dia.

A greve da PM foi deflagrada após representantes de associações que representam os policiais rejeitarem uma proposta de modernização da PM feita pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Por conta da greve, a rotina da da populaçãoacabou sendo mudada. Lojas do comércio do centro e da periferia de Salvador saqueadas, grandes redes de eletrodomésticos e supermercados arrombados, frota reduzida de ônibus nas ruas e escolas e faculdades sem aulas.O pequeno comércio também foi alvo dos bandidos.

A maior parte da frota de ônibus da capital baiana também não circulou na manhã de hoje, deixando os pontos de ônibus lotados de passageiros. Vans ilegais e mototaxistas supriam a demanda por transporte.

No início da tarde desta quarta-feira, agentes da Força Nacional de Segurança começaram a desembarcar em Salvadorpara fazer o policiamento nas principais cidades do Estado.