Por Osni Alves
RIO DE JANEIRO, RJ, 20 de abril (Folhapress) – A prefeitura do Rio implodiu um trecho de 300 metros do elevado da Perimetral às 7h de hoje. Em apenas oito segundos, o trecho que fica entre o prédio da Polícia Federal, na altura da rua Edgar Gordilho, e o 1º Distrito Naval, em frente à praça Mauá, vieram abaixo. Esse é o tempo total desde o acionamento até a demolição completa.
Prefeito do Rio, Eduardo Paes disse que a iniciativa visa devolver à cidade um espaço que é seu, mas estava degradado. “O Porto Maravilha é a obra mais importante do Executivo”, disse, elencando outras obras de mobilidade como o sistema BRT que, assim que estiver concluído, vai atender 400 mil pessoas por dia, tirando das ruas cerca de 800 ônibus convencionais.
De acordo com a concessionária Porto Novo, foram usados na implosão desta manhã cerca de 250 quilos de explosivos. Aproximadamente 300 moradores e trabalhadores da região foram retirados de seus estabelecimentos até uma hora antes da detonação.
As 10 toneladas de entulho da via serão recicladas e usadas em obras de asfaltamento da cidade.
A Perimetral é uma via complementar à avenida Rodrigues Alves, que liga os principais entroncamentos da cidade. A iniciativa consta do projeto de revitalização da região portuária. Sua construção iniciou nos anos 1950 e foi feita em etapas, tendo sido inaugurados um trecho de cada vez. O primeiro ligou o Aeroporto Santos Dumont à Candelária.
Depois de concluída, conectou as principais vias da cidade, dando vazão a 70% do transito que parte da zona sul em direção à Ponte Rio-Niterói, à Linha Vermelha e à Avenida Brasil.
Segundo a concessionária, as obras de substituição da Perimetral fazem parte do novo plano de mobilidade urbana da prefeitura para a região do Porto Maravilha. O modelo implanta novas vias e estabelece conceito que privilegia o transporte público sustentável e integrado.
A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2016. A via Expressa terá 5.050 metros de extensão, 2.890 metros deles em túnel. Haverá três faixas em cada sentido ligando o Mergulhão da Praça XV à rodoviária. A via não terá saídas intermediárias e servirá a quem pretende se deslocar da Zona Sul à avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói sem entrar no Centro.
A prefeitura estima que a nova via combinada com a Binário do Porto, responsável pela distribuição interna do tráfego e seus acessos à região central, em operação desde 2 de novembro de 2013, trará aumento de 27% na capacidade de tráfego local.
Também haverá passeio público de 2.600 quilômetros do Armazém 8 à Praça XV.
Parte dos 17 quilômetros em ciclovias e trilhos do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) passará por esse novo trecho que ganhará tratamento urbanístico novo, com arborização, de acordo com o Executivo Municipal.
As implosões
A implosão de hoje foi a segunda realizada pela prefeitura. A primeira ocorreu em 24 de novembro do ano passado, quando foi detonado um trecho de 1.050 metros entre as ruas Professor Pereira Reis e Silvino Montenegro.
Já foram removidos por demolição a frio (desmonte) da Praça Mauá à Avenida General Justo 1.163 metros. Este trecho tem um total de 1.689 metros. Dos 4.790 metros do elevado já foram demolidos 2.213 metros. Para o trecho de domingo, a técnica da implosão é a mais indicada devido à característica construtiva deste trecho de 300 metros composto por três vãos de concreto armado com cabos de aço protendidos (estendidos).