SÃO PAULO, SP, 21 de abril (Folhapress) – O nível do sistema Cantareira voltou a cair hoje. De acordo com o relatório diário da Sabesp, o volume de água armazenada no manancial representava 12% da sua capacidade total.
A falta de chuvas no final de semana fez com que o nível do Cantareira reduzisse a quantidade de água armazenada em 0,2% de sexta-feira até hoje. O índice é considerado crítico e o mais baixo das últimas décadas.
Por conta da seca, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) já admitiu a possibilidade de racionamento em São Paulo. A Folha de S.Paulo mostrou nas últimas semanas a falta d’água de moradores em diferentes pontos da cidade.
O número de queixas de consumidores sobre o problema também aumentou consideravelmente neste ano.
A Sabesp negou que o racionamento já tenha começado e diz que os casos são pontuais, devido a manobras técnicas, e que está fazendo ajustes finos para adequar o atendimento à demanda.
A Sabesp voltou a reiterar a necessidade da população economizar água. Em fevereiro, foi lançada uma campanha para dar bônus de 30% para quem reduzisse o consumo em, no mínimo, 20%.
A estatal diz que o programa foi bem aceito pela população. Até o final de março, 76% dos consumidores reduziram o uso de água, sendo que 37% conseguiram atingir a meta necessária para a bonificação.