Passada a Páscoa, começa a correria atrás dos escritórios de contabilidade e contadores. A exemplo de anos anteriores, 50% dos contribuintes deixaram para fazer a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física nos últimos 10 dias do prazo de entrega, que se encerra no dia 30 de abril. Todo ano é assim, diz Vergílio Concetta, supervisor do Programa do Imposto de Renda da 9ª Região Fiscal, que abrange Paraná e Santa Catarina. E cerca de 40% dos contribuintes deixam ainda para a última semana, declara Mauro César Kalink, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR).

No entanto, quem ainda não providenciou os serviços de um profissional corre o risco de ficar na mão. Nos escritórios de contabilidade consultados pela reportagem a informação é de que a partir do dia 25 de abril os pedidos de serviço serão analisadas antes. As mais complexas não serão aceitas. O motivo é a lentidão que ocorre no sistema da Receita Federal sempre nos últimos três dias do prazo.

Concetta ressalta que, nos últimos anos, os três últimos dias têm registrado recordes de entrega. Por conta disso, o sistema de transmissão da declaração fica lento. Agora não, você clica e a declaração vai embora, diz mencionando a velocidade do sistema até agora. Mas, de acordo com Vergílio, o sistema não costuma cair, apenas ficar mais lento. Neste ano, o recorde de entregas por hora foi atingido no primeiro dia do prazo, 6 de março, com a 80.600 declarações por hora no País.

Infelizmente faz parte da cultura do brasileiro deixar tudo para a última hora, afirma Kalink. Por conta disso, muitos contadores não tiveram um feriado de Páscoa tranquilo. A maioria dos profissionais não trabalhou apenas na Sexta-feira Santa e no domingo, mas fez plantão no sábado e ontem para poder manter os prazos.