O escritor colombiano Gabriel García Márquez, morto na semana passada aos 87 anos, deixou um manuscrito inédito, segundo afirmou ontem o editor Cristóbal Pera. De acordo com Pera, diretor editorial da Penguin Random House México, García Márquez optou em vida por não publicar o livro provisoriamente intitulado “En Agosto Nos Vemos”. Ainda segundo ele, não se sabe se a família permitirá a publicação póstuma do texto nem qual editora teria o direito de lançá-lo. Um trecho do livro foi publicado pelo jornal catalão La Vanguardia. Trata-se aparentemente do capítulo de abertura. O texto narra a viagem de uma mulher que todos os anos visita o túmulo de sua mãe em uma ilha tropical.


Atores de X-Men vem ao Brasil para lançar novo filme

São Paulo foi escolhida como uma das cidades para receber a estreia do novo filme dos X-Men. Nos dias 14 e 15 de maio, os atores James McAvoy e Patrick Stewart — responsáveis por dar vida ao professor Xavier, nas versões do passado e do futuro, respctivamente — participarão de uma coletiva e da première do filme na capital paulista. Michael Fassbender (Magneto do passado), Hugh Jackman (Wolverine) e McAvoy (os três na foto) anunciaram, em vídeo, que o elenco de X-Men – Dias de um Futuro Esquecido fará uma turnê mundial para promover o novo filme dos mutantes. Inspirado na HQ X-men: Days of future past, publicada originalmente em 1981 pela Marvel, o novo filme dos mutantes mostra Wolverine em uma viagem no tempo para evitar a extinção dos super-heróis, que, no passado, começaram a ser exterminados pelos Sentinelas, robôs criados para matar mutantes. Este filme funcionará como uma fusão entre as duas gerações de X-men nos cinemas (a primeira trilogia iniciada em 2001 e o Primeira classe, de 2011). O filme estreia em 22 de maio no Brasil.


Nu frontal de Scarlett Johansson gera polêmica

A atriz norte-americana Scarlett Johansson fez um nu frontal pela primeira vez no cinema – vai aparecer no filme Sob a Pele. A foto da cena foi divulgada pela edição espanhola da revista GQ, caiu ontem na internet e gerou controvérsias entre quem a viu. As opiniões variavam de “ela está gorda” a “ela é um sonho”, passando por comentários básicos como “ela tem uma beleza que qualquer uma pode atingir e por isso ela é perfeita”, “ela não é tudo isso”, “sem roupa ela é normal”. E houve também comentários que chamaram atenção: “antes de começar a falar da Scarlett, posta seu nu frontal aí, moça” e “Bastou a Scarlett Johansson aparecer nua pro feminismo dar lugar ao recalque”.


Ariano Suassuna deita no chão de aeroporto

Homenageado na Bienal do Livro, em Brasília, no último fim de semana, o escritor Ariano Suassuna foi flagrado deitado no chão do aeroporto da capital federal, com a cabeça apoiada em uma pasta. Suassuna, autor de obras como “Auto da Compadecida” e “O Santo e a Porca”, aguardava um voo para Recife e foi fotografado por um outro passageiro na sala de embarque. A imagem foi postada no Facebook. A assessoria de imprensa do escritor afirmou que Suassuna, 87 anos, não quis protestar, mas apenas esticar as costas. “É um hábito comum dele, não foi uma forma de protesto, mas pena que os aeroportos não ofereçam conforto para os passageiros”.


Comissão afirma que JK não foi morto em atentado

A Comissão Nacional da Verdade apresentou ontem um relatório parcial em que sugere que o ex-presidente Juscelino Kubitschek morreu em decorrência de um acidente de trânsito normal, em 1976, na Via Dutra — e não vítima de um atentado organizado pela ditadura militar (1964-85). A versão oficial é de que JK, presidente de 1956 a 1961, morreu quando se dirigia de São Paulo para o Rio, em um Opala conduzido por Geraldo Ribeiro, seu motorista. O veículo foi atingido na traseira por um ônibus em alta velocidade, cruzou o canteiro da Via Dutra e colidiu com um caminhão que vinha no sentido contrário. A versão de que JK morreu em um atentado arquitetado pelos militares foi apresentada pela Comissão Municipal da Verdade de São Paulo em dezembro. À época, o presidente do grupo, o vereador Gilberto Natalini (PV-SP), afirmou que o Juscelino foi vítima de “conspiração, complô e atentado político”.