O atacante uruguaio Diego Forlán acabou hoje com o sonho do time de Cuca de avançar na Liga dos Campeões da Ásia.
O jogador, eleito o melhor da Copa de 2010, fez o segundo gol na vitória por 2 a 1 do Cerezo Osaka, do Japão, sobre o Shandong Luneng, na China.
O atacante brasileiro Vagner Love marcou o primeiro gol para o clube chinês. Mas a equipe japonesa fez dois em apenas dois minutos logo no começo do segundo tempo com Kakitani Yoichiro e Forlán.
“Tivemos um momento realmente ruim no começo do segundo tempo”, afirmou o técnico Cuca, que tem em seu contrato uma cláusula que estipula que o time deve ser campeão mundial interclubes até 2016.
Cuca chegou no Shandong no final do ano passado após o Atlético-MG ficar em terceiro lugar no Mundial de Clubes.
Atraída por salários milionários, uma legião de brasileiros nunca vista na China desembarcou há poucos meses em Shandong.
A província, no sudeste do país, é conhecida por ser a terra natal do filósofo Confúcio e o local de origem da primeira versão do futebol, há mais de 2.000 anos.
Propriedade de uma estatal de energia elétrica, o time foi o que mais investiu nesta temporada do futebol chinês, mais de R$ 80 milhões.
Forlán
Presença certa na seleção uruguaia para a Copa no Brasil, Forlán, 34, deixou o Inter-RS e acertou com o Cerezo Osaka em janeiro, com um salário milionário
Antes de defender o time japonês e a equipe gaúcha, Forlán foi jogador do Manchester United, Atlético de Madri e Inter de Milão.
Com a vitória de hoje, o Cerezo passou para a fase mata-mata como segundo colocado do Grupo E com 8 pontos, quatro a menos do que o sul-coreano Pohang Steelers.
O Shandong terminou na lanterna da chave com 5 pontos, atrás do tailandês Buriram United.
Agora o Pohang vai enfrentar o rival sul-coreano Jeonbuk Motors. O Cerezo encara o chinês Guangzhou Evergrande.