O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), informou hoje que empresas privadas e públicas também pagarão sobretaxa na conta de água quando a iniciativa entrar em vigor.
Na segunda-feira, o governador anunciou que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) começaria a cobrar mais de quem aumentar o consumo de água já no próximo mês.
“Não é só para pessoa física. É para pessoa física e pessoa jurídica. Há uma média do ano e todos que extrapolarem a média, como há o bônus para quem reduz, há o ônus para quem aumenta”, explicou.
O tucano explicou que as empresas governamentais pagarão sobretaxa quando aumentarem o consumo. Em secretarias estaduais, ele afirmou que torneiras e descargas foram substituídas para evitar desperdício.
“As empresas [do governo] pagarão. Para os órgãos do governo, há um grupo de trabalho vigilante. Nós implantamos no governo estadual o projeto C.U.R.A, na substituição de torneiras e descargas. Já houve um investimento grande”, disse.
“Picuinha”
O governador evitou comentar as críticas feitas ao governo estadual pelo pré-candidato estadual do PT, Alexandre Padilha, na propaganda partidária da sigla.
Na inserção da legenda, exibida ontem, o PT apontou a falta de planejamento do governo estadual como causa da crise hídrica em São Paulo.
“Eu não vou transformar isso em picuinha, em discussão política”, disse.