Motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba pedem a inclusão das categorias ao grupo de risco para receber a vacina contra a gripe. A alegação do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região (Sindimoc) é que os profissionais estão em um ambiente de grande movimentação de pessoas.
Para chamar a atenção para isto, ontem, alguns motoristas e cobradores trabalharam utilizando máscaras. Segundo o sindicato, um pedido para que as categorias fossem imunizadas contra a gripe foi feito para a Secretaria de Estado da Saúde, sem resposta. Também foi tentado uma negociação com as empresas de ônbus, também sem sucesso.
O Sindimoc chegou a cotar a compra de doses da vacina, mas para atender aos 14 mil trabalhadores da área seriam necessários no mínimo R$ 140 mil, o inviabilizou a ideia, segundo o sindicato. O uso das máscaras foi feito apenas ontem, mas outras manifestações podem acontecer até a chegada do inverno. Ainda segundo o Sindimoc, no ano passado foram 20 profissionais que se afastaram do trabalho por causa da gripe e um deles inclusive teve complicações com a doença.