Várias coisas unem os brasileiros, mas a cerveja e o café, agora, podem ser apreciadas em forma de cerveja artesanal. A cerimônia aconteceu oficialmente no dia 18 de março, em Curitiba, quando os fundadores  da Hop Harabica, produzida em parceria entre o Lucca Cafés Especiais e a Morada Cia Etílica, lançaram a cerveja especial. É sabido que o Paraná teve, em outros tempos, o café como tradição e hoje disputa com maturidade o mercado de cervejas artesanais. Neste mercado, com enorme potencial de crescimento, Curitiba está se tornando uma capital referencia na produção das artesanais. A bebida une duas das principais paixões dos brasileiros até mesmo na escolha do nome: a cerveja (Hop, que significa lúpulo em inglês) e o café (Arabica, do nome científico da planta, Coffea arabica). Ao contrário do que se imagina, trata-se de uma cerveja clara, leve e refrescante, que leva um café especial, cultivado na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, explica André Junqueira, cervejeiro e proprietário da Morada Cia Etílica. De uma conversa bastante proveitosa com o André Junqueira, extraímos boas ideias e aprendizados que compartilhamos:

*******************************************************************************************

Como surgiu a cooperação com o Lucca Café?
Aconteceu de forma tranquila, pois, quando os procurei para propor a parceria, eles já comercializavam cervejas especiais e se interessavam pelo assunto. Aproveitamos a oportunidade para desenvolver um produto totalmente novo em uma concepção inédita. A cerveja é inusitada, de cor clara, leve e refrescante, características inesperadas quando se pensa numa cerveja com café. A Hop Arabica foca, sobretudo, na combinação dos aromas dos lúpulos frutados norte-americanos, que dão um toque cítrico e floral, com as características marcantes do café escolhido. Tem uma acidez marcante e notas de rapadura, que completam perfeitamente a personalidade dos lúpulos.

*******************************************************************************************

Como foi a escolha do perfil do apreciador da cerveja?
Não escolhemos o perfil dos nossos apreciadores. Criamos as cervejas de acordo com nossa inspiração e esperamos que as pessoas interessadas em conhecer novos sabores nos encontrem e desfrutem de nossa arte líquida.

*******************************************************************************************
 
A cerveja artesanal está sendo um bom negócio e quais dicas você compartilha?
É um negócio muito desafiador. A carga tributária é absurdamente brutal, as margens do produtor e distribuidor são bastante apertadas. Mas o momento é favorável, o mercado vem crescendo mês a mês e a cada dia mais pessoas descobrem a cerveja artesanal, isso é nosso grande incentivo.

*******************************************************************************************
 
Como é o perfil deste novo apreciador de cervejas especiais?
Pessoas que desejam mais conteúdo, mais sabor e que procuram uma experiência mais rica ao degustar sua bebida favorita. Vão desde ex-bebedores de cerveja industrial, até pessoas que nunca gostaram de cerveja (da industrial) e descobrem um mundo de possibilidades nas artesanais.

*******************************************************************************************
 
Mencione alguns números do segmento, qual o potencial de crescimento deste modelo de negócio?
O potencial é gigante, nosso país é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo e a produção de todas as cervejarias artesanais somadas não chega a 1% do volume total desse mercado.

 *******************************************************************************************

Quais as próximas inovações e planos?
Continuaremos a criar nossos produtos com muita paixão e dedicação. Queremos elevar o nível da cerveja artesanal no país. Estaremos sempre na vanguarda deste movimento, buscando novos sabores e combinações sempre com um olhar artístico e muita autenticidade. 
* Mais informações: https://www.facebook.com/moradaciaetilica

*******************************************************************************************
Curtas
  

* A Link Monitoramento, primeira empresa do país que atua com rastreamento de veículos no formato de franquia, está se especializando no monitoramento para turistas. O rastreador móvel, do tamanho de um controle de garagem, pode ser facilmente transportado pelo viajante. 
* A marca Casas Bahia foi avaliada em US$ 420 milhões e é considerada a 6ª marca de varejo mais valiosa da América Latina e a 2ª do Brasil, segundo ranking Best Retail Brands, divulgado pela consultoria Interbrand. O valor é 10% superior à avaliação de 2013. 

* Na 5ª feira, 24/04) a SOFHAR Gestão&Tecnologia participou do CIO Executive Day, realizado pela IT4CIO, no Hotel Four Points By Sheraton. O evento contou com parceira exclusiva da Microsoft no CIO Executive Day Paraná, a SOFHAR apresentou uma palestra sobre cloud.

*  HouseCricket promove ingresso da Condor nas mídias sociais. A HouseCricket Digital & Direct é a responsável pelo ingresso da Condor no universo das mídias sociais. A proposta é posicionar a marca – que há 85 anos fabrica produtos de higiene, beleza, limpeza, pintura artística e imobiliária – como mais íntima de seu público e, por isso mesmo, com mais atributos e valores emocionais. www.housecriket.com.br

*******************************************************************************************

Frase

Um gênio é alguém que descobre que a pedra que cai e a lua que não cai representam um só e mesmo fenômeno.
(Ernesto Sábato)