A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) do Paraná apoia um projeto inédito e que registrou 77 aves da região dos Pampas. O autor é o fotógrafo, Renato Rizzaro, que já produziu pôsteres de mais de duzentos pássaros de biomas brasileiros. Além das imagens das aves, o material inclui a descrição da família da ave, o nome popular em português, inglês e espanhol, o nome científico e o tamanho de cada pássaro. O trabalho passou por uma revisão científica do doutor em ornitologia e responsável pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), Vítor Piacentini. Os pedidos podem ser feitos pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (48) 9968-0190.


AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DEBATER INCENTIVOS FISCAIS PARA A BICICLETA

Convite para a audiência pública que irá debater incentivos fiscais e tributários para o uso da bicicleta no Paraná

Uma audiência pública será realizada no próximo dia 07 de maio, às 9h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, para discutir medidas fiscais e tributárias de incentivo ao uso da Bicicleta no Paraná e no Brasil. Entre as presenças confirmadas está o representante do movimento Bicicleta para Todos, Daniel Guth, que defende nacionalmente o IPI Zero para bicicletas. O secretário de Estado da Fazenda, Eduardo Sebastiani também foi convidado como palestrante de honra. O evento é uma iniciativa do deputado estadual, Luiz Eduardo Cheida em parceria com a Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguacu). O objetivo é promover o debate – entre governo, fabricantes, comerciantes, pequenos empresários, cicloativistas e interessados no tema.

60% das águas subterrâneas da China estão poluídas
Os níveis de poluição da China mais uma vez chamam atenção da comunidade internacional. Não bastasse a informação de que 16% das terras do país estão contaminadas, um novo relatório do Ministério do Meio Ambiente afirma que cerca de 60% da água subterrânea do país está tão poluída que é perigoso ingeri-la sem que antes seja tratada.

Plano de Resíduos Online
A Opportunity Ambiental com apoio do Sebraetec desenvolveu um sistema inovador para elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – exigência da Lei Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010). Acessando uma plataforma online, de custo acessível, consultores e técnicos podem elaborar laudos para destinação do lixo residual de empresas, empreendimentos e municípios. O software reúne normas técnicas e um banco de dados de mais de 2000 tipos de resíduos. O programa pode ser utilizado por empresas de pequeno, médio ou grande porte, de diversos setores da saúde, construção civil, indústria, comércio e prestadores de serviços. Confira: www.epgrs.com.br

Desenvolvimento Sustentável para o Litoral do Paraná
O governador Beto Richa entregou ontem, em Guaratuba, o decreto de criação do Plano Diretor do município. A aprovação dos planos diretores de Guaratuba e Matinhos eram aguardados há dez anos pela homologação. O plano foi elaborado com o objetivo de promover o desenvolvimento municipal, cumprir a função social da cidade, proteger o meio ambiente e garantir ordenamento do uso e ocupação do solo.

Oi disponibiliza ecopontos de descarte de aparelhos
A Oi está disponibilizando 61 pontos de coleta de aparelhos móveis, baterias de telefones celulares e fixos sem fio e acessórios em suas lojas do Paraná. As baterias usadas nos telefones celulares são feitas de materiais pesados que, se depositados em locais inadequados como lixões e aterros, podem causar contaminação no meio ambiente e consequências à saúde da população. Através do website www.oi.com.br/coletadebaterias é possível obter informações sobre a importância do descarte adequado.