Para ter eficiência no setor de transportes de cargas é preciso qualidade e agilidade, além de muita habilidade na gestão do negócio. Neste sentido, o Setcepar- Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná estabeleceu e mantém um Sistema de Gestão da Qualidade para os serviços de Atendimento ao Associado (Programa Ambiental, Assessoria Jurídica e de Segurança), além de recrutamento & seleção operacional e executivos, treinamento e desenvolvimento de gerencial. É o primeiro Sindicato da América Latina a obter a certificação NBR ISO 9001:2000, atualmente revisada para NBR ISO 9001:2008. O objetivo do sistema de qualidade é traduzido pela Política de Qualidade: Prestar serviços de assessoramento às empresas de transporte de cargas, de modo que os associados usufruam desses serviços, atendendo suas necessidades e superando suas expectativas através da melhoria contínua. Conversamos com Gilberto Antônio Cantú, empresário do setor e presidente do Setcepar-Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná.

*******************************************************************************************

Quais os principais desafios na presidência do Sindicato?
Quando assumi a presidência enfrentamos novos desafios e mudanças drásticas no setor de transportes, como a aprovação da lei 12619, desde maio de 2012, que procura regulamentar o tempo de direção do motorista mudando definitivamente o setor e alterando a maneira como o motorista trabalha nas empresas, a carga horária do tempo de direção e a jornada de trabalho. O roubo de cargas também se tornou um problema crônico e atinge todos os tipos de cargas, e , além disso, o sindicato mantém sua luta contra os preços extorsivos do pedágio. Com todos estes problemas a união da categoria em torno destes grandes em temas, se torna mais imprescindível ressaltar: O número de associados cresceu de 240 para 380 associados em 2013 e há falta de motoristas em todos os setores do transportes de cargas.

*******************************************************************************************

Quais ações recentes do Sindicato?
No final de junho de 2013 tivemos um encontro na FIEP, com o objetivo de reunir as entidade para debater o alto custo do pedágio no Paraná e as implicações que as altas tarifas trazem à economia Estadual. Neste encontro estivam presentes os senhores Edson Campagnolo, presidente da FIEP, Romme Barion, vice presidente da FIEP, Fernando Klein Nunes, Secretário Municipal de Abastecimento e ex presidente do Setcepar. No final de junho ,o Superintendente do Sindicado, Luiz Podzwato, se reuniu com a Superintendência da Policia Rodoviária Federal, Inspetor Gilson Cortiano, para tratar de assuntos como a fiscalização do peso bruto total, o roubo de cargas, o recurso de multas, entre outros temas. Todos os temas discutidos foram encaminhados para análise e pareceres, demonstrando o alto grau de cooperação e sintonia existente entre as instituições.

*******************************************************************************************

Qual a importância do setor de transportes de carga?
No dia 28 de junho passado celebramos, em grande estilo, os 70 anos do Setcepar. A nossa história se mistura com a história do transportes de cargas no Paraná. Foi emocionante relembrar todas as conquistas alcançadas ao longo dos anos e ver até onde chegamos. Foram muitas reuniões, debates reivindicações e negociações para conseguirmos, ao mesmo, sermos escutados. Nosso segmento foi ganhando destaque e sendo cada vez mais respeitado, estando sempre à frente das principais modais em nosso país. Isto porque a nossa atividade é fundamental para a logística, tomando por base que os outros modais (aéreo, marítimo, dutoviário e ferroviário) não conseguem, mesmo que somados, atender menos de 50% da demanda total dos produtos a serem transportados no Brasil. Pode até ter passado rápido os 70 anos para alguns, mas foi com muita luta e persistência que o setor de transporte rodoviário de cargos no Paraná conseguiu se destacar e ser um dos mais ativos no Brasil. Isso se deve, em grande parte, ao nosso modelo de gestão e atuação.

*******************************************************************************************

Curtas

* O almoço de Dia das Mães vai ser especial nos hotéis da Atlantica em Curitiba. O Four Points by Sheraton, Radisson e Quality prepararam menus especiais para a comemoração em família.

* O IBGTr realiza no dia 15/05, no Positivo, seminário para debater as alternativas para conciliar jornada de trabalho e os jogos da Copa. [email protected]
* Para reforçar a equipe que atua no Paraná, Francielle Souza assume a função de consultora comercial da Previsul Seguradora.

* Até o dia 11/05, o Pontofrio veicula campanha que apresenta aos consumidores a Promoção de Dia das Mães ‘Inovou Ganhou’. Com o mote Sua mãe espera muito de você. Por dois presentes, na ação da rede, ao adquirir os produtos anunciados o cliente ganhará outro de brinde.

*******************************************************************************************
Frase

O ser capaz mora perto da necessidade
(Pitágoras)