As Forças Armadas brasileiras desde sábado,10, realizam em todas as cidades de fronteira brasileira a Operação Ágata 8. O objetivo é de combater crimes e irregularidades na fronteira brasileira. Este ano, em função da Copa do Mundo, a ação vai abranger toda a extensão da fronteira, que tem 16,8 mil quilômetros. No Paraná, tropas do Exército estão estabelecidas em Foz do Iguaçu, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, na região oeste, em Francisco Beltrão, no sudoeste, e em Umuarama, no noroeste. A operação no estado é coordenada 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel. 

Na região de Foz do Iguaçu 3 mil militares ocupam a costa paranaense, nos 400 quilômetros entre Barracão e Guaíra. A operação se concentra em três pontos fixos: Ponte da Amizade, ligação entre Brasil e Paraguai, Ponte da Fraternidade, que une Brasil e Argentina, e no pedágio de São Miguel do Iguaçu, na BR-277. Quatro tanques blindados, chamados de Guarani, percorrem a cidade.

Bases de comando da operação foram montadas em Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Umuarama, Francisco Beltrão e Cascavel. Além da ação em pontos fixos, há bloqueios em estradas, atividades de inteligência e fiscalização de produtos controlados.

Na região de Foz do Iguaçu foram apreendidos 172 pacotes de cigarro, 43 volumes de mercadorias eletrônicas, 30 aparelhos celulares, seis motos, um carro, uma pistola 9mm e 20 munições calibre 9mm.

O mesmo aconteceu em 2013, em função da visita do papa Francisco e da realização da Copa das Confederações. Nas seis primeiras edições, nos anos de 2011 e 2012, a operação patrulhou somente pontos estratégicos.

Para dar conta do patrulhamento, cerca de 30 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica foram destacados. Além desse contingente, participarão agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar dos estados envolvidos. Também vão colaborar profissionais da Receita Federal e de agências governamentais como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Eles estarão atentos aos principais crimes fronteiriços, como tráfico de drogas e armas, contrabando, crimes ambientais e imigração, além de garimpo ilegais, por exemplo.

De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério da Defesa, o posicionamento das tropas para início da Ágata 8 começou na última semana e a ação foi oficialmente deflagrada às 8h de hoje. Ainda segundo a assessoria, não há prazo para o fim da movimentação, já que isso dependerá dos desdobramentos da fiscalização. No entanto, ao fim será divulgado um balanço.

A Operação Ágata 8 é parte do Plano Estratégico de Fronteiras, criado pela presidenta Dilma Roussseff em 2011. Antes da deflagração, o governo brasileiro manteve contato com os dez países vizinhos para repasse de informações sobre o emprego do aparato militar. A operação está sob comando do ministro da Defesa, Celso Amorim, e do general José Carlos De Nardi, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.