A Prefeitura de Curitiba conta, a partir desta segunda-feira (12), com o serviço Twitter Alerts. A capital é a quarta cidade brasileira a dispor da ferramenta. O serviço Alerts é utilizado para difundir informações de maneira rápida e segura em situações de emergência. Com o recurso, os cidadãos curitibanos poderão ser avisados através do Twitter e de notificações em seus smartphones e em suas caixas de e-mail em caso de desastres naturais, acidentes graves e outras ocorrências atípicas.

“O envio do Alerta é feito através do Twitter, mas as pessoas escolhem como vão receber o aviso: e-mail, SMS e até uma notificação no smartphone. Isso garante que todos tenham acesso à informação de maneira bastante rápida”, explica Leonardo Stamillo, um dos diretores do Twitter Brasil.

As mensagens de emergência emitidas pelo Twitter Alerts se destacam visualmente dos outros textos publicados na rede social. Além disso, os avisos também aparecerão nos smartphones dos curitibanos com a hashtag #alerts, indicando que as mensagens devem receber prioridade.

O serviço Alerts é oferecido gratuitamente pelo Twitter a entidades e órgãos públicos com um histórico na rede social e que têm a necessidade de mobilizar um grande número de pessoas rapidamente. “Existe grande valor em estar habilitado a orientar e auxiliar os cidadãos para que eles possam tomar decisões diante de situações de emergência. O Twitter Alerts conecta o cidadão a essas informações, de maneira rápida e eficiente, nos momentos que mais importam”, diz Stamillo.

Curitiba tem explorado todas as potencialidades da comunicação digital, com resultados cada vez mais visíveis. Recentemente, uma parceria inédita da Prefeitura de Curitiba com a rede social Colab.re abriu um novo canal de comunicação entre a população e a administração municipal. A ferramenta digital permite aos cidadãos acompanhar e avaliar serviços da Prefeitura e propor soluções para a cidade.