O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, inaugurou neste sábado (17), em Marmeleiro, a segunda unidade do Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná – SIMPR. A unidade será referência para o atendimento de pacientes de 27 municípios do sudoeste e vai oferecer assistência especializada a dependentes de álcool, crack e outras drogas.

O SIMPR de Marmeleiro iniciará as atividades em uma sede provisória destinada ao acompanhamento de saúde e reinserção social dos pacientes através de atividades terapêuticas. Neste espaço também haverá atendimento a pacientes em crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período máximo de 12 dias.

Caputo Neto explica que a epidemia do crack é atualmente um dos principais problemas de saúde pública no país. “Tanto a rede privada quanto a rede pública de saúde não estavam preparadas para atender essa demanda e por isso precisamos criar novos serviços integrados para suprir essa necessidade”, ressaltou.

Para ele, a questão da dependência química não é só um problema das grandes cidades. “A rede de saúde mental que lançamos recentemente estabelece pontos de atenção em todo o Paraná, priorizando a implantação de serviços especializados de forma regional para também atender pacientes de pequenos municípios”, completou o secretário.

Além do atendimento ambulatorial, o SIMPR de Marmeleiro contará em breve com uma unidade de acolhimento que disponibilizará moradia temporária a pacientes em tratamento. O serviço também deverá apoiar o paciente na busca de emprego, estudo e outras alternativas de moradia. O período máximo de acolhimento é de seis meses.

Segundo Beto Arisi, presidente da Associação Regional de Saúde do Sudoeste, que administrará o SIMPR, a unidade de acolhimento deve começar a funcionar em 120 dias. “Só estamos aguardando a habilitação do serviço junto ao Ministério da Saúde. Esperamos que no próximo mês a unidade já inicie suas atividades”, informou.

INVESTIMENTOS – O Governo do Estado investiu R$ 130 mil para a implantação do serviço, o que possibilitou a adequação do prédio provisório. Além disso, o Estado garantirá o repasse mensal permanente de R$ 65 mil para auxiliar no custeio das atividades.

A escolha de Marmeleiro para receber o SIMPR foi estratégica, segundo o prefeito do município, Luiz Fernando Bandeira. “Hoje nos consolidamos como um pólo importante de atendimento em saúde para a região Sudoeste. Isso é possível graças a boa localização do município em relação às demais cidades da região”, disse.

FLUXO – O SIMPR atuará com uma equipe multidisciplinar de 22 profissionais. “Ela será composta por médico, psiquiatra, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, pedagogo e demais profissionais capacitados no atendimento em saúde mental”, relatou a coordenadora da unidade, Rosely Machado Newton.

A previsão é que o serviço de acompanhamento clínico atenda inicialmente cerca de 50 pacientes adultos por dia. Para o espaço de acolhimento temporário, que ainda será inaugurado, a capacidade máxima de atendimento é de 15 pacientes. O encaminhamento será feito exclusivamente pela equipe da ala clínica.

Veja a lista dos municípios que serão atendidos pelo SIMPR de Marmeleiro:

Ampére, Barracão, Bela Vista do Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola D’Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge D’oeste e Verê.