A criação da Semana de Prevenção ao Alcoolismo foi aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (19). Segundo o autor do projeto, vereador Tiago Gevert (PSC), a semana será realizada anualmente entre os dias 13 a 19 de fevereiro, período que coincide com a Semana Nacional Contra o Alcoolismo. O evento passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Curitiba.

Durante o período, serão desenvolvidas atividades, palestras e eventos que visem à prevenção da doença e à conscientização dos malefícios que o álcool causa à saúde do doente e de seus familiares. Para Tiago Gevert o alcoolismo prejudica a saúde do doente além de sua vida social. Por isso, temos que ter um debate permanente sobre como trabalhar o combate ao consumo excessivo do álcool.

A proposta de Tiago Gevert foi elogiada pelo vereador Chicarelli (PSDC), por cobrar a importância da prevenção ao alcoolismo, que deve ser nosso foco principal, disse. Da mesma ideia partilha Noemia Rocha (PMDB), para quem deve haver uma conscientização efetiva sobre os malefícios do vício e sobre como o álcool influencia no sistema psicológico do indivíduo e na sua estrutura familiar. 

O investimento em ações preventivas foi destacada pelo vereador Ailton Araújo (PSC), que caracterizou o álcool como responsável por grande parte da violência, especialmente no trânsito. Araújo defendeu, ainda, o combate ao vício como forma de preservar o indivíduo da perda inevitável de seus empregos e de sua dignidade pessoal.  Precisamos investir na qualidade de vida dos cidadãos, acrescentou. 

Também elogiaram a iniciativa de Tiago Gevert os vereadores Bruno Pessuti e Rogério Campos, do PSC, Chico do Uberaba (PMN), Julieta Reis e Sabino Picolo, do DEM, Pedro Paulo (PT), Tico Kuzma (PROS), Valdemir Soares (PRB) e Zé Maria (SDD).