O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) inaugura no próximo dia 3 de junho, o Fórum Descentralizado do Pinheirinho que vai facilitar o acesso à Justiça para cerca de 200 mil pessoas de cinco bairros da capital (Capão Raso, Pinheirinho, Campo do Santana, Tatuquara e Caximba), prestando atendimento gratuito por meio dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e Fazenda Pública e das Varas da Família, Sucessões, Infância e Juventude.

O Juiz da 2ª Vara de Execuções Penais, Moacir Antônio Dala Costa, que coordena o projeto “Justiça mais perto do Povo” explica que este Fórum vai atender aos bairros que ficam mais longe do centro de Curitiba, facilitando o acesso da população que mais precisa do Judiciário. “Por causa da distância, existe uma litigiosidade contida nessas regiões, porque a pessoa que tem algum problema de consumo, por exemplo, não se desloca até o centro de Curitiba e acaba abrindo mão dos seus direitos. A partir do dia 4 de junho, essas pessoas vão ter acesso à Justiça gratuita bem perto de onde elas residem”, ressalta o magistrado.

O Fórum Descentralizado do Pinheirinho fica localizado na Avenida Winston Churchill, 2471, a aproximadamente 300 metros do Terminal do Pinheirinho, o que facilita o acesso ao local. Além da presença constante de um Juiz de Direito, Promotor e da Defensoria Pública, o Fórum vai contar com um módulo da Polícia Militar que também vai auxiliar na promoção da paz social na região.

As pessoas serão atendidas gratuitamente em ambiente confortável e seguro, permitindo o acesso amplo à Justiça.