O PT fez festa no sábado, em Curitiba, para oficializar o lançamento da pré-candidatura da senadora Gleisi Hoffmann ao governo do Estado. Também foram homologadas as pré-candidaturas proporcionais. São 18 pré-candidatos a deputado federal e 33 a deputado estadual. A petista aproveitou para voltar a negar que o governo Dilma Rousseff tenha discriminado o Paraná ao bloquear empréstimos ao Estado por interesse eleitoral, como acusa o governador Beto Richa (PSDB) e seus aliados. Nunca antes houve tantos investimentos no nosso Estado. Aliás, o Paraná é um estado que tem um governador que só faz chorar, reclamar, se lamentar. O Paraná não pode mais conviver com um governo de chororô, criticou.

Factoides
Sobre o projeto de governo do PT para o Estado, Gleisi disse que a Saúde será prioridade. E também prometeu trazer a segurança de volta à população. Chega de espetáculos, de containers, de factoides mal copiados de outros estados apenas para fazer imagens de propaganda, afirmou.

Contra-ataque
O senador Roberto Requião (PMDB) rebateu as declarações do governador Beto Richa (PSDB), que em entrevista à rádio Banda B, na semana passada, acusou o antecessor de não gostar de trabalhar e de passar mais tempo cavalgando na Granja do Canguiri, quando era governador, do que administrando o Estado. Que coisa ridícula. Em vez de falar do que fez, me ataca porque não fez nada. Eu levantava às 5 horas da manhã na Granja Canguiri, cavalgava por uma hora, tomava meu banho e ia para o Palácio implantar os 298 programas do meu governo, garantiu o peemedebista, também em entrevista à Banda B.

Baixa ou acaba
Requião admitiu que não conseguiu cumprir a promessa do baixa ou acaba contra o pedágio nos dois últimos mandatos. Eu acreditava que podia dar um jeito no pedágio. Eu entrei com ações contra o pedágio na Justiça. Mas para meu desgosto a Justiça não tem a velocidade que eu gostaria, justificou.

Roupa suja
Sobre a Copa do Mundo, o senador disse que, apesar de gostar muito de futebol, jamais daria dinheiro público para as obras do evento. Não tem cabimento usar dinheiro que falta para hospitais e gasolina da polícia para reformar estádio. Segundo ele, a Fifa é uma empresa privada e a Copa funciona financiada pela iniciativa privada. A camisa dos jogadores não têm mais a bandeira brasileira. Por que esta festa está sendo paga com dinheiro que falta na saúde e na educação?, questionou, afirmando que, para ele, a Copa foi um mau negócio para o Brasil, assim como foi para a África do Sul, onde as obras para o evento custaram caro e ficaram sem uso depois. Mas agora nós temos que tratar bem os estrangeiros que estão vindo do mundo inteiro. Eles vêm para nossa casa. E na nossa casa tratamos bem quem nos visita. As avaliações ficam para depois. Depois a gente lava a roupa suja, defendeu.

Senado
O PCdoB lançou o vereador de Foz do Iguaçu Nilton Bobato como pré-candidato ao Senado. A candidatura deverá ser confirmada na convenção de 28 de junho com expectativa de disputar a vaga ao Senado com o tucano Álvaro Dias (PSDB). O partido não lança candidato ao Senado no Estado desde 1986. A direita que tanto critica a Presidenta Dilma quer voltar ao poder a todo custo e já tem um nome colocado para disputar o Senado no Paraná. As forças de esquerda, aliadas da Presidenta, não têm nenhuma posição nesse campo. Então o PCdoB decidiu se colocar como a opção para o embate político que se avizinha disputando o espaço com a direita e defendendo os interesses das classes necessitadas, disse o presidente estadual do PCdoB, pré-candidato a deputado estadual e coordenador do encontro Ricardo Gomyde.

Placar público ou não?
A Câmara Municipal de Curitiba retoma, na sessão de hoje, o debate sobre normatizar a divulgação, em seu site, do resultado das votações – e, quando o voto for nominal, dar publicidade ao posicionamento de cada vereador. A proposta em pauta (004.00003.2014), da Comissão Executiva, substituiu o projeto de lei de Valdemir Soares (PRB), retirado devido à competência da iniciativa. A matéria apresentada pelo parlamentar chegou a ser aprovada em primeiro turno, mas Soares a retirou (leia mais). A instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) dizia que dispor sobre esta matéria é atribuição da Comissão Executiva (formada pelo presidente, primeiro e segundo secretários da Casa). Hoje já são divulgados o resultado das deliberações pelo plenário e o voto dos vereadores, e a ideia é evitar que isso deixe de ser realizado. A Câmara vem trabalhando pela transparência. Com a proposição, queremos obrigar em lei a divulgação das votações, para que não venha outra Mesa Diretora e deixe de publicizar os resultados da ordem do dia, justificou Soares. No caso da iniciativa da Comissão Executiva, não seria aprovada uma lei, mas uma resolução.

A tentativa de Youssef
A defesa do doleiro Alberto Yousseff ingressou no STF (Supremo Tribunal Federal) com um pedido de anulação das provas da operação Lava-Jato, da Polícia Federal, que apura um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$10 bilhões. O advogado Antonio Figueiredo Basto argumenta que o juiz Sérgio Moro, da Justiça do Paraná, que estava responsável pelas investigações, já se declarou em 2010 suspeito em uma ação que tratava da delação premiada concedida a Youssef, para que colaborasse com a Justiça em outros fatos criminosos apurados pela Polícia Federal.

Em alta
A Câmara dos Deputados inicia hoje um esforço concentrado para concluir as votações dos destaques do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Supersimples. Também nesta semana, os deputados querem votar propostas como a que trata das regras das emendas parlamentares no Orçamento.

Em baixa
No final da tarde de ontem, um caminhão sem freios causou um greve acidente na BR-376, na região de Guaratuba, no Litoral do Paraná, sentido Santa Catarina. O caminhão bateu em quatro carros e, com a colisão, pegou fogo. Dois dos carros também se incendiaram.