A campanha de vacinação contra a gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, está chegando ao fim. Araucária já atingiu quase todas as metas, ficou abaixo apenas na porcentagem de gestantes vacinadas, com 74,39%, sendo que precisava atingir 80%. Por isso, as gestantes ainda podem procurar as unidades básicas de saúde para receber a sua dose. Para os outros grupos, restam poucas doses para serem distribuídas.

Os grupos prioritários ficaram com índices de cobertura de vacinação de 89,63%, atingindo 19.542 pessoas. Já no grupo de pacientes com doenças crônicas, foram vacinadas 6.048 pessoas, o que representa 81,91% do público-alvo.

Público-alvo da campanha
A campanha de vacinação foi voltada para dois grupos. O grupo prioritário inclui crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e mulheres em período pós-parto (até 45 dias). O segundo grupo visa a vacinação de pacientes com doenças crônicas.

Outras medidas preventivas
Mesmo para quem já tomou a vacina, o Departamento de Vigilância Epidemiológica recomenda que a população não esqueça de tomar algumas medidas preventivas contra os problemas de saúde que costumam aparecer com as temperaturas mais baixas. Essas medidas contribuem para evitar a propagação da gripe e de outras doenças:

– Lavar as mãos frequentemente, e, principalmente: antes de se alimentar, após ir ao banheiro, após andar de ônibus ou de locais com grande circulação de pessoas;
– Deixar os ambientes bem arejados;
– Usar lenço de papel ou o cotovelo para cobrir a boca ao tossir ou espirrar;
– Ingerir bastante líquido – água ou chás;
– Não compartilhar copos, alimentos, toalhas ou outros objetos de uso pessoal.