Férias podem ser puro ócio. Ou uma boa ocasião para aprender algo novo, criativo, que cause prazer ou ajude no futuro. Férias podem ser a melhor chance para o crescimento pessoal, melhorando habilidades. Ou simplesmente fazendo o aperfeiçoamento de um hobby, como cozinha oriental ou um esporte, pesca ou montanhismo, vôo livre ou exercício de yoga.

Um curso poderá ser a espinha dorsal das férias, coisa que está entusiasmando cada vez mais aos turistas já tarimbados. Otimizar as horas de lazer, fazer do tempo de descanso a melhora de uma habilidade já existente, aprofundar um tema preferido. Ou descobrir outros. Que seja esporte ou ciência, tudo é válido para despistar aquele desejo de imergir novamente no trabalho, mesmo durante as férias.

Dayse Regina Ferreira

Descobrir novos sabores e temperos exóticos, o lado bom de cada viagem

COZINHANDO AS HORAS
Descubra os prazeres de aprender segredos da culinária tailandesa. Ou italiana. Aproveite para fazer umna viagem a Chiang Mai, onde funciona a Baan Thai Cookery School, que cobra 25 euros o dia de aula, incluindo os ingredientes. O curso é de uma semana, desvendando sabores do Extremo Oriente. Veja em www.cookinthai.com. Ainda na Tailândia, no luxuoso Mandarin Oriental (www.mandarinoriental.com/bangkok/hotel/leisure-travel), os clientes recebem aulas personalizadas, do grupo de Chefs do cinco estrelas da capital tailandêsa.

Se a vontade orienta para a culinária mediterrânea, o Atelier Gourmand do chef Pierre Paumel organiza cursos a partir de um grupo de cinco pessoas, até o final de julho, verão no hemisfério norte. A escola fica no cinematográfico panorama da Bastide de Prince, entre Orange e Châteauneuf du Pape – www.bastide-princes.com

Dayse Regina Ferreira

A Índia, sempre mística e interessante, para cursos de yoga e meditação

ATINGINDO O NIRVANA
A rede de escolas Sivananda Yoga Vedanta – Dhanwantari Ashram (www.sivananda.org) que já está no mundo todo, tem como base o primeiro ashram fundado pelo mestre Swami Sivananda, no alto da cadeia do Ghats, em Kerala, sul do subcontinente. Durante duas semanas de permanência, além do curso de yoga, os alunos seguem uma dieta vegetariana e têm lições de meditação com o mestre do centro.

A fábrica de Yoga, nas proximidades da cidadezinha de Pavones, na Costa Rica, é alternativa para uma viagem à Índia. A paisagem é idílica, no alto de uma colina, com vista para o Oceano. As lições de yoga são diárias, em uma plataforma construída na praia. O detalhe da Yoga Farm : junto com as aulas de yoga, dá para aprender a surfar, já que a região é próxima de um local perfeito para longas ondas oceânicas. Veja em yogafarmcostarica.org

Dayse Regina Ferreira

Talvez você não aprenda a fazer mosaicos, mas dá para entender e valorizar o trabalho na Índia

PESCANDO SALMÃO
A pesca do salmão atlântico na Escócia ou Irlanda pode ser o desafio de uma vida, além de ser uma rara oportunidade para melhorar técnicas dos pescadores amadores. Veja no www.pescarenelmondo.com como escolher os melhores lugares para capturar exemplares selvagens de salmão, na paisagem quase intocada e de grande beleza.

Também na Noruega, Islândia e Finlandia, até agosto, é possível aprender a pescar, mesmo para neófitos e, é claro, para os já experts no assunto . Mas se você não quer sair do Brasil e anda com um orçamento bem folgado, dá para fazer reserva no Agua Boa Amazon Lodge (aguaboaamazonlodge.com) e realizar seu sonho de pescador de horas vagas. Quem for até lá, vai curtir tudo o que há de tropical no Rio Branco , cerca de 250 quilômetros de Manaus. E pescar com mosca.

Dayse Regina Ferreira

Curso de culinária em Petra, na Jordânia, na Tailândia ou em Toscana, boas opções para as férias

VOANDO ALTO
Não é necessário ser um herói. Pelo menos não deve ter problemas de vertigem, para experimentar as emoções de um vôo nas alturas. Há vários no Brasil, mas se a vontade for de reunir o útil e ao mais do que agradável de uma viagem, basta seguir para a costa atlântica francesa. Distante 80 quilômetros de Bordeaux fica a região de dunas de Pyla (www.dunedupilat.com) que tem ventos constantes de força perfeita para principiantes. Quem já superou a fase do batismo de voo, pode ir para Oludeniz (www.oludeniz.com) e das montanhas de Babadag, na Turquia. É uma região famosa pela beleza do panorama e pelas excepcionais condições do clima, durante os meses de verão – que acontecem agora.

SE VAI PARA O CHILE
Se vais para o Chile, como diz a canção, aproveite para fazer a viagem de aventura de sua vida. No Chile os turistas cheios de adrenalina podem ver com os próprios olhos um dos rios mais selvagens e cenográficos da América do Sul – o Futaleufù –. Saiba como no www.earthriver.com. Mas se preferir a Europa, o trajeto do Reno entre Ilaz e Reichenau tem um trecho navegável entre os mais bonitos do continen. Muito famoso é o rio Noce, no Val di Sole, conhecido internacionalmente pela águas rápidas, preferidas pelos experts em rafting.

Dayse Regina Ferreira

O mundo ainda continua bonito, não espere muito para fazer suas descobertas

PINTANDO AS FÉRIAS
Os mais contemplativos vão preferir pintar na França e na Sicília. Na Provença, estradas perto de Paris, na Normandia. Mas é preciso não esquecer a Ilha de Elba e a Sicília. Um operador especializado em pintura pode ser consultado em www.farepittura.it, que propõe uma série de estágios para os aspirantes a pintores que querem aperfeiçoar a própria bagagem técnica, com predominância de aulas ao ar livre. Os workshops são organizados sempre no verão europeu, com duração de alguns dias, ou uma e duas semanas. No final do curso, os principiantes levam para casa o resultado de seu aperfeiçoamento e os mais técnicos, quadros de obras completas.

Divulgação

Aulas de tango na capital argentina, o tempero correto para uma viagem a Buenos Aires

VÁ DE TANGO
Aprender o tango em sua terra natal, pode ser boa opção para quem vai a Buenos Aires. A escola de tango, no coração da capital argentina (dni-tango.com), onde a dança- ( bem imaterial da Humanidade desde 2009, na lista da Unesco) -, é parte integrante da vida diária na Argentina. A escola fica na célebre zona de Palermo e oferece cursos em sete diferentes níveis de preparação

SOLTANDO A ALMA
A costa de Che Sale, distante uma hora de carro no norte de Malindi, na costa do Quenia, é um segredo bem guardado dos apaixonados de kitesurfing, o esporte que combina a coragem do surf com o parapende. O Che Sale resort (www.cheshale.com) oferece cursos básicos de uma semana, tanto para principiantes como avançados no esporte. Mas quem não gosta de muito movimento, dá para ficar lendo e relaxando na praia isolada, onde o clima é de sonho, na costa setentrional do Quenia.

Divulgação

Picos nevados, oceanos, lagos: um mundo diferente para a viagem de férias

NO MUNDO DOS TEMPLÁRIOS
O fascínio da Croisette, em Cannes, não acaba nunca. No Festival de Cannes, um destaque foi o filme sobre Grace Kelly, interpretada por Nicola Kidman. Causou controvérsias, mas manteve a fama da região internacionalmente. Para descobrir uma outra Costa Azul, é preciso ir para o interior. Cada vez mais os visitantes desviam caminhos, já bem batidos da Riviera, para descobrir os Alpes Maritimes, um território pouco conhecido, que respira arte em cada pedra, mesmo as pedras de um hotel.

O Chateau Saint-Martin & Spa de Vence é um castelo dos cavalheiros templários do século XII, conservando ainda a torre e a grande porta de acesso originais. Na medieval Vence, distante 22 quilômetros de Nice, a 960 metros acima do nível do mar, é destaque o festival Nuits du Sud, que transformou a cidade em centro da música no mundo.

Começa em 11 de julho e serve de pretexto mais do que válido para a descoberta da Chapelle du Rosaire, desenhada por Henri Matisse na metade do século passado, com maravilhosos murais, cerâmicas e vitrais. Aos domingos é possível assistir missa na capela. Separada por um vale, Saint Paul de Vence é outra cidadezinha considerada uma das mais belas da Provença.

Reprodução

Toscana, destino ideal para gastronomia, aulas de culinária e bem viver

Em cada canto da cidade se encontram traços de grandes artistas, atraídos pela beleza da paisagem local e pela luz única da região: Matisse, Chagall, Picasso, entre os mais conhecidos. A meca da arte moderna é a Fondation Maeght, que está comemorando seu meio século de existência.

Mesmo quem nem ligue para arte, vai poder curtir as lojas da Gran Rue, uma verdadeira vitrine dos produtos regionais, na maioria biológicos: azeite de oliva, conservas de frutas, marmeladas (experimente a de damasco e lavanda, uma especialidade) – e visite La Chambre au Confiture, para completar a visita.

Divulgação

Trocar de ambiente e de visual, a escolha correta na viagem de lazer

VIAGEM TRANSATLÂNTICA
Neste 2014, pela primeira vez, o navio Marina fará o itinerário Rio de Janeiro e Buenos Aires, navegando também para a Patagônia, saindo da capital argentina. É a hora de aproveitar a beleza dos picos nevados dos Andes, as planícies douradas da Patagônia, rever o Rio de Janeiro ou a tranquilidade da costa de Porto Belo.

São mundos diferentes em uma única viagem. A grande pedida pode ser a Passagem Continental, desde Lisboa até o Rio de Janeiro, durante 16 noites, iniciando o cruzeiro em 4 de novembro e terminando no dia 20. Há ofertas especiais, como a cabine com varanda iniciando em 2.573 dólares por pessoa (taxas a partir de 776 dólares), o que representa 3.000 dólares de desconto. Veja com a firstar.tur.br