Curitiba vai oferecer a partir de agosto 3.047 novas vagas de cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O número representa um aumento de 60% sobre o total de vagas ofertadas no primeiro semestre (1900). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (4) pela vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, durante a cerimônia de entrega de certificados a 500 alunos de Curitiba e outros nove municípios que concluíram cursos do Pronatec.

De acordo com Mirian, com a nova pactuação, Curitiba terá o Pronatec Aprendizagem (para participantes do programa Jovem Aprendiz); Pronatec Certific (cidadãos interessados em participar da certificação de saberes) e o ProJovem Trabalhador. Ofertar cursos gratuitos de formação profissional é proporcionar igualdade de oportunidades, afirmou.

A  cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no auditório do Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná. Participaram alunos que frequentaram cursos técnicos e de formação inicial e continuada dos municípios de Curitiba, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e Rio Negro. É uma mudança de mentalidade do jovem, que ganha uma formação profissional diferenciada eque permite avanço social, disse o ministro da Educação, Henrique Paim.

O estudante Mateus Ferro, de 18 anos, concluinte do curso de técnico em Eletromecânica do Senai, disse que o curso abriu seus horizontes. Já fui indicado para um emprego e no final deste mês recebo meu primeiro salário. Vou ajudar minha família e poupar para a faculdade, disse. Jociele Camargo da Silva Ribeiro, que se formou no curso de cabeleireiro assistente e depilador pelo Senac, agradeceu a oportunidade do ensino gratuito. É uma conquista, disse ela.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Hélio Bampi, disse que o ensino profissionalizante é um avanço pois permite ao jovem ingresso no mercado de trabalho, melhor distribuição de renda e avanço social.

Os 500 alunos receberam certificados de 48 diferentes cursos ofertados por meio do Senac, Senai e Senat.