As baixas temperaturas do inverno chegaram trazendo também a necessidade de deixar os ambientes residenciais mais quentinhos e aconchegantes para encarar a estação. Para curtir essa época do ano protegido do frio, é fundamental adaptar alguns elementos que fazem parte da decoração e ambientação das casas a fim de deixar os lugares mais acolhedores e confortáveis.

Apesar de várias regiões do país estarem habituadas ao clima, predominantemente, úmido e frio, a infraestrutura das residências ainda não é adaptada para essa realidade. Por isso, de acordo com arquiteto Gustavo Pinto, proprietário da GP Arquitetura, as alterações devem ser pensadas caso a caso, com mudanças que vão desde a decoração até a instalação de lareiras e pisos.

As paredes podem receber materiais como papéis de parede, tijolos à vista ou madeira, que passam sensação de aconchego. Em reformas maiores, o piso aquecido pode ser executado antes da aplicação dos novos revestimentos explica.

Na área decorativa, para quem não quer encarar uma reforma em casa, a dica é utilizar cores quentes nos ambientes, materiais com textura e tecidos aconchegantes nos móveis. Além disso, usar iluminação de cor amarela e tapetes pela casa são boas opções para aquecer ambientes com pisos frios. Nas paredes, papéis de parede e cortinas de tecidos mais pesados também ajudam na ambientação ideal para o inverno. Mantas nos sofás e tapetes também são boas pedidas para aquecer a casa no inverno, além de serem ótimos objetos de decoração.

Para quem não precisa economizar, a dica é investir em sistemas de calefação, além da instalação de lareiras. As lareiras a gás precisam de tubulação envolvendo obras que podem não ser fáceis, além de exigir o cuidado na necessidade de renovação do ar no ambiente, completa.

Outros pontos que podem ser trabalhados para isolamento térmico são a utilização de vidros duplos e esquadrias de PVC. Para utilizar esses materiais, ele alerta para a importância de lembrar que o vidro duplo deve ser aplicado em conjunto com uma boa esquadria e vedação. Caso contrário, a perda térmica pode ocorrer pelas frestas do caixilho, alerta Gustavo.


DICAS PARA BAIXAR OS CUSTOS NO INVERNO

A chegada do inverno traz uma série de mudanças nos hábitos e cuidados especiais. Em casa, esses cuidados podem também abranger a redução de custos desnecessários. O consumo residencial no inverno ainda é menor que o do verão, porém, esta diferença tem diminuído muito em virtude do grande volume de venda de condicionadores de ar durante o verão.

. Um dos principais equívocos são os banhos acima de dez minutos, que consomem um grande volume de água e energia elétrica (ou gás). Além disso, muitos aparelhos ficam ligados na tomada e em modo stand-by. Apesar de não estarem em uso, eles seguem consumindo energia.

. Além de causar alergias e problemas respiratórios, filtros com sujeira dificultam a passagem do ar e sobrecarregam o motor do condicionador de ar. Então é sempre bom fazer uma revisão antes de usá-los.

. Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos aparelhos estejam ligados para não sobrecarregar a rede.

. Aproveite o inverno para ajustar a temperatura do refrigerador em frio não muito intenso.

. Durante o dia, abra as janelas e aproveite a luz natural, o que também ajuda a aquecer o ambiente. paredes claras

. Procure pintar as paredes com cores claras, que refletem luz e dispensam o uso de lâmpadas de alta potência.

. Antes de ligar a torneira elétrica, ensaboe toda a louça.

. Se utilizar aquecedor de água, observe a existência de vazamentos nas canalizações, pois, além de desperdiçarem água, podem sobrecarregar o aparelho.

. Instale o aquecedor de água central no local mais próximo dos pontos onde você irá utilizar a água quente, sempre aplicando isolamento térmico em todas as canalizações.

. Só utilize a torneira quente quando houver real necessidade.


DEIXE O SOL E O VENTO ENTRAREM
Como esta é a época em que a casa fica mais fechada, aproveite o período com mais sol e calor, entre o início e o meio da tarde, para ventilar os ambientes. Ao abrir as janelas e deixar o vento circular, o ar é renovado e a umidade sai, explica o designer de interiores paulistano Fabio Galeazzo. Com o final da tarde, quando a temperatura começa a cair, janelas e cortinas podem ser fechadas para que o calor do dia fique retido. Vale até colocar uma daquelas cobrinhas recheadas de areia ou borracha, que vedam a passagem do ar e diminuem as correntes indesejadas. Ao diminuir a circulação de ar, no entanto, é preciso ter cuidado com a proliferação de ácaros. O conselho da arquiteta Patrícia Rocha, do escritório Rocha Andrade Arquitetura, em São Paulo, é lavar todas as peças antes de colocar em uso, o que inclui edredons, cobertores, mantas, capas de almofada e sofá e até cortinas. As peças mais delicadas devem ser lavadas a mão e as mais pesadas devem ser levadas para uma lavanderia profissional, afirma Patrícia.

Alguns utensílios só funcionam em determinadas épocas do ano. Por isso, aproveite o frio para comprar ou tirar do armário itens que ajudam a esquentar a casa. Hoje existem lareiras portáteis e ecológicas à base de álcool que podem ser colocadas em cima de mesas de centro, afirma Patrícia. Outra boa opção são os aquecedores elétricos, muito mais seguros que as velas, que podem ser perigosas em casas com  crianças ou animais de estimação. Se o problema é umidade, um toalheiro aquecido pode ser uma boa aquisição. Ele aquece e seca peças úmidas evitando que a pessoa saia do banho com a sensação de se enxugar em uma toalha molhada.