Mulheres que vivem no Residencial Moradias Santa Rita, no Tatuquara, e no conjunto Vitória Régia, na Cidade Industrial (CIC), terão a partir de agosto uma nova oportunidade para obter ou melhorar a renda familiar. O programa Mulheres Mil, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, abriu para a região 90 vagas para os cursos de recepcionista de eventos, massagista e operador de computador. As inscrições podem ser feitas em qualquer um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da Regional CIC.
O programa é desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias municipais da Mulher e do Abastecimento. Esta semana, a comunidade recebeu informações sobre o Mulheres Mil, em uma reunião na sede da Associação de Moradores do Vitória Régia, com a participação do superintendente da Secretaria da Mulher, Arielto Alves; da coordenadora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no IFPR (campus Curitiba), Maria Izabel Severiano; do administrador Regional da CIC, Everton Vargas; e do representante da Secretaria do Abastecimento, Rodolfo Queirós.
De acordo com Maria Izabel Severiano, a meta do programa é garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.
Atenderemos especialmente mulheres que estão fora do mercado de trabalho, afirma Arielto Alves. Segundo ele, para outubro estão programados cursos de compostagem, processamento de frutos e hortaliças, doces e conservas e cultivo de plantas aromáticas e medicinais, para atender a cerca de 150 mulheres que trabalham nas hortas comunitárias da região.
Bastante interessada no curso de massagista, a dona de casa Orlinda Marcolino, de 53 anos, já sonha em trabalhar por conta própria para ajudar o marido, que sustenta a família com a comercialização dos produtos cultivados numa horta comunitária, no Tatuquara. Vou poder trabalhar em casa e, quem sabe, em algum salão de beleza, planeja ela.
O programa Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do governo federal, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. O programa também contribuiu para o alcance das Metas do Milênio promulgadas pela ONU no ano 2000 e aprovadas por 191 países. Entre as metas estabelecidas estão a erradicação da extrema pobreza e da fome, promoção da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres e garantia da sustentabilidade ambiental.