Mais três postos de emissão do cartão transporte começaram a funcionar nesta segunda-feira (14) em Curitiba. São os postos volantes da Urbs, que estarão instalados nos terminais Cabral e Santa Felicidade e na Travessa Nestor de Castro, próximo à esquina com a Rua Barão do Serro Azul. Os três locais estarão identificados como pontos de emissão do cartão transporte e vão atender ao público de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 8h30 ao meio-dia. Nos postos fixos da Urbs, que funcionam na Rodoferroviária e em Ruas da Cidadania, o atendimento continua sendo feito das 8h30 às 17h nos dias úteis, e agora também aos sábados pela manhã. A Urbs também fará uma campanha de informação aos usuários sobre a exigência do cartão nas linhas que operam sem cobrador.

Neste sábado (12) em torno de 100 pessoas procuraram os postos da Urbs para fazer seu cartão transporte, que a partir de 1º de agosto passa a ser a única forma de pagar a passagem nas linhas que operam com micro-ônibus e sem cobrador. São os ônibus amarelinhos, das linhas convencionais que ligam bairros sem passar por terminais, e na cor laranja, das linhas alimentadoras, que ligam bairros aos terminais. Outras 200 pessoas procuraram os postos da Urbs neste sábado para desbloqueio ou pedido de informações sobre como fazer o cartão. No total, foram realizados 197 atendimentos (pedidos de informação e alguns desbloqueios) e 94 cartões novos.

O cartão transporte não tem prazo de validade, portanto pode ser desbloqueado e carregado a qualquer momento, independentemente da data em que tenha sido feito. O cartão é bloqueado a pedido do usuário, o que pode ser feito pelo telefone 156, ou quando deixa de ser usado por mais de um ano. O bloqueio permite manter os créditos no sistema à disposição do usuário, reduzindo o risco de uso indevido em caso de roubo ou extravio. O desbloqueio pode ser feito em qualquer posto de emissão do cartão.

A criação de três novos pontos de atendimento e a abertura dos postos fixos aos sábados faz parte do esforço do município para ampliar o uso do cartão transporte, o que representa mais segurança e conforto para operadores e passageiros e agiliza a operação dos ônibus na medida em que reduz o tempo de passagem nas catracas. Atualmente, o cartão transporte é usado por 55% dos 1,1 milhão de passageiros pagantes, em média, por dia útil. Curitiba tem, atualmente, em torno de 1,4 milhão de cartões ativos. No ano passado foram feitos em torno de 100 mil cartões novos.

Campanha

Além da abertura dos novos postos, a Urbs e a Prefeitura iniciam nesta segunda-feira uma ampla campanha de informação aos usuários sobre a exigência do cartão nas linhas que operam sem cobrador. A relação das linhas está disponível na página inicial do site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br). Cartazes e folhetos serão afixados e distribuídos em todo o sistema, tanto nos ônibus onde só será possível pagar a passagem com cartão, quanto em ônibus de grande demanda, terminais e estações tubo.

A informação também está sendo divulgada desde quinta-feira nos sites da Urbs e da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br) e na programação de mídia veiculada em telas instaladas nos ônibus. Ela também será incluída a partir desta semana nos 694 painéis eletrônicos que começaram a entrar em funcionamento a partir do ano passado e hoje oferecem informação do tempo de chegada do ônibus nas estações tubo e nos pontos de paradas de ônibus nos terminais. Os usuários também podem obter informação pela Central 156, por telefone ou via internet.

Os estudos para a universalização do cartão transporte foram iniciados no começo do ano passado. O objetivo é ampliar o uso do cartão, hoje utilizado por 55% dos 1,1 milhão de passageiros pagantes por dia. A universalização do cartão representa segurança para usuários e trabalhadores do sistema, na medida em que reduz o volume de dinheiro nos ônibus, terminais e estações, diminui custos de operação e traz mais comodidade ao usuário, que não precisa se preocupar com o troco – o que também agiliza a operação.

Como fazer

Para fazer seu cartão transporte basta procurar um posto de atendimento e apresentar documento de identidade com foto e CPF. A apresentação de comprovante de endereço deixa de ser obrigatória a partir de agora, para facilitar ao usuário que pode aproveitar qualquer momento do dia para fazer o cartão, sem precisar voltar para casa para buscar um comprovante de endereço. O cartão pode ser feito, inclusive, em horário de almoço, tanto nos postos fixos quanto nos três postos volantes. O processo é rápido, não exige fotografia e o cartão é gratuito (primeira via). A segunda via custa o equivalente a cinco passagens de ônibus o que, atualmente, representa R$ 13,50.

Os postos fixos de atendimento ao público funcionam na Área de Fiscalização e Cadastro da Urbs, na ala ferroviária da Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania da Matriz (na Praça Rui Barbosa), Boa Vista (perto da Unidade de Saúde 24 Horas), Boqueirão (no Terminal do Carmo), Pinheirinho (Terminal Pinheirinho) e Portão/Fazendinha (no Terminal Fazendinha). Eles funcionam nos dias úteis das 8h30 às 17h e, a partir de agora, também aos sábados, das 8h30 às 12h. Os postos volantes nas terminais Cabral e Santa Felicidade e na Travessa Nestor de Castro, no centro.

O cartão precisa ser solicitado pelo próprio usuário ou com autorização específica com firma reconhecida em cartório. No caso de menores de 18 anos os pais ou responsáveis podem fazer o cartão dos filhos apresentando sua documentação pessoal e documento de identificação original do menor.

Uso exclusivo

Com as medidas de modernização, a Urbs cumpre decisão judicial que proíbe que motoristas façam a cobrança da passagem mesmo com o ônibus parado no ponto. O prazo dado pela Justiça termina no próximo dia 4 de agosto.

A necessidade de cartão transporte para pagamento de passagens do transporte coletivo existe em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil, onde a exigência vale para todo o sistema, não apenas para um grupo de linhas.

Em Curitiba, a medida está sendo possível com o início do processo de modernização do cartão transporte que permitirá a ampliação do acesso ao cartão e à recarga de créditos já a partir de 1º de agosto, com a possibilidade de aquisição do cartão avulso que poderá ser comprado e carregado em 23 bancas de revistas e jornais da cidade. Até o fim do ano, Curitiba terá também o cartão pré- pago que será oferecido em pontos comerciais da cidade.