Nos dias de hoje, muitos acham que a família é uma instituição “perdida”. Porém, os que pensam assim se esquecem que, mesmo diante das mudanças comportamentais e sociais do tempo atual, a família ainda é a base do nascimento e crescimento do ser humano. No novo livro publicado pela Editora Ave-Maria, Labirintos Familiares – O desafio de estar junto, as psicólogas italianas Daniela Augello e Antonella Spanò analisam as dificuldades e os principais dilemas do cotidiano de várias famílias.

A partir de passagens de diários escritos por famílias reais, as psicólogas analisam as situações descritas e trazem, em cada uma delas, um ensinamento prático aos leitores. As reflexões e verdades apresentadas são capazes de ajudar a todos que desejam ou precisem de auxílio.

Ao longo do livro, temas como as Redes Sociais são retratados por meio de modelos e têm várias orientações das psicólogas.

Além da internet, as autoras falam sobre as crianças que passam muito tempo na TV vendo desenho ou jogando vídeo game e questionam até que ponto os próprios pais são omissos a isso: … com que frequência lhes propomos jogar juntos ou participar de um passeio?. Além da relação próxima de pais e filhos, o livro também critica o modo como outros familiares (avós, tios, primos) têm se afastado cada vez mais, devido à internet:

De forma geral, Labirintos Familiares – O desafio de estar junto traz o incentivo de vencer o medo, a nostalgia de tempos passados e o sofrimento atual para descobrir a força por trás da fraqueza e a energia essencial à instituição que nos é fundamental: a família.

Sobre as autoras: Daniela Maria Augello é psicóloga-psicoterapeuta da Gestalt – um segmento da psicologia que deu origem a conhecida Terapia Gestalt –, e desenvolve atividades clínicas com adultos e crianças na província de Cataltanissetta (Itália). Antonella Spanò também é psicóloga-psicoterapeuta da Gestalt e suas atividades clínicas com adultos e crianças são desenvolvidas na província de Palermo (Itália).