Depois de um final de semana gelado, com termômetros bem próximos de zero, a semana começa com um forte nevoeiro para os moradores de Curitiba e Região Metropolitana. Quem for viajar de avião no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, pode ter de enfrentar problemas na hora de decolar.

Apesar disso, o frio começa a ceder. Ao menos um pouquinho. Curitiba amanhece com os termômetros registrando 50 C, contra os 20 C registrados na madrugada de ontem. A máxima do dia não passa dos 200 C, mas o sol aquece e deixa a sensação térmica um pouco mais agradável.

Nesta segunda-feira a massa de ar frio e seco, que derrubou as temperaturas desde a última sexta-feira, começa a perder força e também a se afastar para o oceano. 
No entanto, de acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, geadas fracas podem ser registradas nas regiões Sul,

Central, e mais altas, como a dos Campos Gerais e sul do setor do Norte Pioneiro. 
Isso tudo acontece porque essa forte massa de ar frio e seco está se deslocando de Santa Catarina até São Paulo, passando pelo Paraná.

Essa passagem faz o frio aumentar em todas as regiões paranaenses, inclusive nas regiões mais quentes como o Litoral, que amanhece com o tempo fechado e a mínima de 100 C, e na faixa norte. 
Mesmo com o predomínio de Sol na maior parte do estado do Paraná, as temperaturas não se elevaram muito e continuam abaixo dos 20 °C. Nas áreas onde houve a formação de nevoeiros, o frio continua expressivo como Vale do Ribeira, Sul e Sudeste do Paraná.

FAS — A Fundação de Ação Social (FAS) retomou a Operação Inverno, que amplia o atendimento do Resgate Social em toda a cidade. Na Operação Inverno, o trabalho de busca ativa — em que as equipes do Resgate Social percorrem os pontos de maior concentração de população em situação de rua — acontece no período entre as 19 e 1 hora, horário que pode ser ampliado conforme a necessidade. O plantão é ininterrupto.