Assim como acontece em Curitiba, em breve o transporte coletivo de Araucária deve passar por mudanças na forma de pagamento de passagens. A decisão da Justiça do Trabalho que proibiu a função dupla de motorista e cobrador que ocorre em algumas linhas da Capital deve ser estendida para outros municípios que operam linhas da mesma forma. 

Por enquanto, a medida é válida apenas para Curitiba, mas a Urbs já sinalizou para a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) de Araucária, que todas as cidades da Região Metropolitana deverão a curto prazo se adaptar a decisão. Em Araucária na maioria das linhas o motorista exerce as duas funções, que não ocorre apenas no Linhão.

A solução encontrada pela CMTC foi a utilização de um cartão avulso de transporte que permitirá a compra de passagens pelo usuário que não possui o cartão tradicional ou que não utiliza o sistema com frequência. A previsão é que já a partir do mês de setembro os ônibus do transporte municipal já estejam funcionando com o novo sistema e que não aceitem mais dinheiro como forma de pagamento.

O cartão avulso será vendido em bancas de jornais, farmácias, panificadoras, mercados e outros pontos do comércio. O valor ainda está sendo estudado pela CMTC.
A orientação é para que a população procure antecipadamente a CMTC, anexo ao Terminal Central da cidade, para fazer o cartão transporte definitivo o mais rápido possível. Ele fica pronto na hora e não tem custo ao usuário.