O Museu Paranaense (MP) traz, a partir desta sexta-feira (25), a mostra Ney Braga – Acervo Pessoal e Político. Por meio de objetos, documentos e fotografias é possível conhecer detalhes da trajetória pessoal e política de Ney Braga. 
Ney Braga nasceu na Lapa, em 1917, era militar e teve grande importância na política paranaense no Século 20. Foi prefeito de Curitiba, deputado federal, senador, governador por duas vezes, ministro da Agricultura, da Educação e Cultura, além de presidente da Itaipu Binacional. 

Uma de suas principais contribuições ao Paraná foi o lançamento de programas de infraestrutura para os setores da energia e transportes, considerados marcos de inovação. 

As peças que fazem parte da exposição integravam o acervo do Memorial Ney Braga, inaugurado na Lapa em 2005. Com o fechamento do espaço, em 2009, parte do material foi danificado. No início de 2014 os herdeiros de Ney Braga, juntamente com a Prefeitura da Lapa, buscaram apoio do Museu Paranaense para melhor conservação do acervo. As peças foram então higienizadas, identificadas e listadas pela equipe do museu. 

Aproximadamente 1.500 itens como placas, troféus, medalhas, comendas, diplomas, documentos, fotos, entre outros, compõem o acervo que será doado ao Museu Paranaense para que permaneçam à disposição de toda população. 

SERVIÇO:

 
Exposição Ney Braga – Acervo Pessoal e Político
Abertura: 25 (sexta-feira)
Horário: 17h
Período expositivo: 26 de julho até dezembro de 2014
Visitação: terça a sexta das 9h às 18h | sábado e domingo das 10h às 16h
Museu Paranaense (Rua Kellers, 289, São Francisco)
Entrada franca