Cerca de quatrocentos servidores da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e representantes da comunidade lotaram o auditório do bloco B do Hospital de Clínicas (HC), ontem, na primeira reunião comunitária promovida com o objetivo de debater os detalhes da proposta de gestão compartilhada do HC e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral com a Empresa Brasileira de Recursos Hospitalares (Ebserh).
Este foi o primeiro dos três debates que a Reitoria da UFPR e a diretoria do HC vão promover para discutir a adesão ou não. O próximo encontro será em 5 de agosto (provavelmente, no Centro Politécnico) e, no dia 20 do mesmo mês, o tema será apreciado durante reunião não deliberativa do Conselho Universitário da UFPR.
Representantes do Sinditest, Simepar, Ministério Público do Trabalho, Procuradoria Geral da República e Ebserh participaram da reunião, e cada um colocou sua posição sobre o assunto.
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, disse que seu objetivo, com a realização das reuniões comunitárias, é ser coerente com o objetivo da Reitoria de promover um debate amplo e transparente sobre o modelo de gestão compartilhada com a Ebserh, visando a solução definitiva dos problemas do Hospital de Clínicas e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral.