SÃO PAULO, SP – A ComiXology, maior loja virtual de quadrinhos digitais no mundo, anunciou que a partir desta sexta-feira (25) os usuários de seu aplicativo homônimo poderão fazer download de HQs livres de DRM (“gestão de direitos autorais”, da sigla em inglês).

Isso significa que os arquivos poderão ser salvos em PDF ou CBZ (formato especial para quadrinhos) para leitura off-line em qualquer dispositivo. Antes, só era possível acessar o conteúdo comprado na loja por meio de conta pessoal no aplicativo da empresa para tablets e smartphones ou no site na internet.

Segundo comunicado oficial assinado pelo presidente-executivo David Steinberger, a liberação limita-se por enquanto há apenas algumas editoras, e a lista não inclui as gigantes Marvel e DC Comics. As companhias que liberaram downloads sem DRM são a Image Comics, responsável por sucessos como “Spawn” e “The Walking Dead”, Dynamite Entertainment, Zenescope, MonkeyBrain Comics, Thrillbent e Top Shelf Productions.

O comunicado informa os usuários podem descobrir quais de suas revistas suportam backup sem DRM na aba “My Backups” da seção “My Books”.

INOVADORA

Criada em 2009, a Comixology inovou o mercado de HQs digitais ao lançar um aplicativo de leitura com a função “Visão Guiada”, que amplia os quadrinhos e simula o fluxo de leitura das revistas impressas. A loja virtual reúne mais de 40 mil títulos de diferentes editoras e é uma das grandes responsáveis pela notável expansão do mercado de quadrinhos digitais nos últimos anos.

O segmento apresentou taxa de crescimento de 300% em todo o mundo em 2011 e 2012, segundo a consultoria “ICv2”. A Comixology foi adquirida pela Amazon em abril.