Oito cidades estão classificadas no processo de seleção para a Virada Cultural Paraná 2014. No total, 13 projetos foram recebidos pela Secretaria de Estado da Cultura. Destes, oito atingiram pontuação necessária para avançar para a próxima etapa de análise da documentação. 

As propostas foram avaliadas por uma Comissão composta por membros da equipe técnica da Secretaria e suas vinculadas. A qualidade das atividades propostas, o alcance artístico, educacional e social, e as atividades de arte e educação no trânsito estavam entre os critérios de seleção. 

As cidades classificadas são Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. A ordem de classificação e a pontuação obtida por cada projeto foram publicadas nesta sexta-feira (25), no Diário Oficial do Estado e também estão disponíveis no site da Secretaria: www.cultura.pr.gov.br. 

De acordo com a coordenadora-geral da Virada, Luci Daros, as cidades que tiveram os projetos classificados foram bastante criteriosas quanto à programação proposta. Constatamos, ao analisar os projetos, o quanto é importante para os municípios receber a Virada Paraná 2014. O município de Maringá, por exemplo, incluiu a Virada Cultural no calendário de eventos da cidade, por meio de projeto aprovado na Câmara de Vereadores. Isso depois de termos realizado duas edições na cidade. 

Pelo edital, os projetos deveriam conter atividades que estimulassem a produção local e valorizassem os artistas regionais. As áreas artísticas como música, artes visuais, artes plásticas, artes cênicas (dança, teatro, circo) e literatura, dedicadas a crianças, jovens e adultos de forma gratuita também deveriam ser contempladas. 

VIRADA PARANÁ 2014 – Ao final do processo, as cidades selecionadas receberão o apoio da Secretaria de Estado da Cultura para a montagem do palco Conexões, que deve receber cinco atrações culturais: duas de renome nacional e três grupos musicais paranaenses. Não haverá repasse de recursos financeiros para os selecionados no edital. 

A edição de 2014 é realizada em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e os projetos apresentados devem contemplar atividades educativas e culturais que promovam o tema Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana. 

RECURSO – Os municípios que não tiveram seus projetos classificados podem entrar com recurso até 1º de agosto. A data a ser considerada para recebimento dos recursos será a da postagem do envelope.