SÃO PAULO, SP – A Rede Sustentabilidade estabeleceu que o uso da foto de Marina Silva, candidata a vice na chapa presidencial de Eduardo Campos (PSB), só será permitida às candidaturas estaduais majoritárias “apoiadas formalmente pela Rede”. Em nota divulgada nesta sexta-feira (25), o grupo político afirma que qualquer utilização da figura da ex-senadora fora desse contexto “constitui uso indevido da imagem”.
Segundo a Rede, a aliança feita com o PSB de Campos “não se reproduz automaticamente em todas as eleições para os governos estaduais, havendo Estados em que esses partidos apoiam candidaturas diferentes”.
O comunicado circula na semana em que Eduardo Campos foi a três cidades do interior de São Paulo – Marília, Araçatuba e Limeira – para inaugurar os comitês “Edualdo”, como ficaram conhecidos os núcleos de campanha dedicados ao pessebista e ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição. O vice do tucano, deputado Márcio França (PSB), é um dos principais aliados de Campos.
O PSB paulista havia preparado uma série de peças publicitárias em que Marina Silva aparecia sorridente ao lado de Alckmin. No entanto, o partido tirou os materiais de circulação em deferência a ex-senadora, que sempre foi refratária à aliança com o tucano. Outros 37 comitês “Edualdo” serão inaugurados no interior e, segundo França, a foto sem Marina, com Campos ao lado dele e de Alckmin, será a oficial da campanha.
PARCERIA
A Rede apoia o mesmo candidato que o PSB em 13 Estados mais o Distrito Federal. Nos outros 13 Estados, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, dois dos três principais colégios eleitorais do país, a foto de Marina não poderá ser usada pelo candidato aliado a Eduardo Campos.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA:
A Rede Sustentabilidade estabeleceu uma aliança programática com o PSB, PPS, PPL, PHS e PRP em torno da candidatura de Eduardo Campos e Marina Silva para a Presidência do Brasil. Essa aliança não se reproduz automaticamente em todas as eleições para os governos estaduais, havendo Estados em que esses partidos apoiam candidaturas diferentes.
Portanto, o uso da foto de Marina Silva – ou do logo da Rede – em materiais de comunicação ou quaisquer outras atividades de campanha está restrito às candidaturas estaduais majoritárias apoiadas formalmente pela Rede. Nos lugares em que não ocorre esse apoio, qualquer utilização de fotos constitui-se uso indevido da imagem da Marina.
Comissão Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade