Em meio à polêmica após o Santander enviar a clientes de renda alta um extrato apontando risco de deterioração da economia brasileira em caso de reeleição da presidente Dilma Rousseff, o presidente mundial do Santander, Emilio Botín, afirmou ontem, que o informe não é do banco, mas de um analista. Segundo o presidente da instituição financeira, foram tomadas medidas internas sobre o episódio. A instituição confirmou que envolvidos no episódio serão demitidos.

Botín acrescentou que o presidente da instituição no Brasil, Jesús Zabalza, já prestou esclarecimentos às autoridades e a presidente Dilma Rousseff. Após a declaração do presidente, o banco Santander informou que todas as pessoas responsáveis pela elaboração e aprovação do informe serão demitidas. Não foi informada a data das demissões, uma vez que o caso ainda está em apuração.

Para o banco Santander, o Brasil é um País importantíssimo, disse Botín, acrescentando que a instituição financeira já investiu US$ 27 bilhões, montante referente ao valor desde quando está presente no Brasil, em 1982.

No dia 1º de julho, o banco enviou aos seus clientes do segmento Select, que ganham mais de R$ 10 mil por mês, o informe afirmando que se a presidente Dilma Roussef se estabilizar nas pesquisas de opinião para as eleições de outubro ou voltar a subir, as cotações da Bolsa vão cair, os juros vão subir, e o câmbio se desvalorizará.

O presidente do Santander participou de uma coletiva no Rio, ao lado do presidente da Telefónica, Cesar Alierta, para o lançamento de uma plataforma de e-learning. Hoje, terá início o III Encontro Internacional de Reitores Universia 2014, promovido pelo Santander, no Riocentro, no Rio. A presidência foi convidada. O vice-presidente Michel Temer participaria do evento, mas, segundo o Santander, informou que não irá mais. A recusa de Temer seria um protesto contra a divulgação do comunicado do banco a seus clientes.

Espontaneamente, o presidente da Telefónica também se posicionou sobre o caso. Segundo ele, A Telefónica e o Santander são duas empresas que investiram no Brasil quando ninguém queria apostar e renovaram os seus investimentos. Botín anunciou o lançamento mundial da MiríadaX, plataforma de e-learning operada em conjunto entre o banco e a Telefónica que oferece ensino superior gratuito aberto a um público potencial de mais de 600 milhões de pessoas.