A Praça Afonso Botelho, no bairro Água Verde, vai ganhar uma nova pista de skate, maior e de melhor qualidade que a pista que foi retirada para abrigar a instalação de estruturas para realização de jogos da Copa do Mundo na Arena da Baixada. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Fruet ontem, na Praça Santos Andrade, onde ocorreu a concentração de skatistas para a participação na 6ª edição do Go Skate Day CWB, evento que celebra a prática do skate.

A Praça Afonso Botelho, disse o prefeito, passará por uma intervenção para a construção da nova pista até o ano que vem. Antes disso a Prefeitura vai disponibilizar no local uma estrutura temporária para a prática do esporte. Acompanhado do secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Junior, o prefeito também anunciou que serão construídas novas pistas de skate na cidade, outras serão recuperadas e ainda será discutida a proposta de criação de um espaço para a prática do skate de alto rendimento.

Além da praça do Atlético estão previstas oito novas pistas em diferentes pontos da cidade, cinco delas com obstáculos móveis. A curto prazo, Curitiba ganhará novas pistas, a readequação de algumas áreas já existentes e, no médio e  longo prazos, devemos definir o local para uma estrutura mais profissional, afirmou o prefeito.  Por uma série de razões, Curitiba é tida como a capital do skate. Hoje temos mais de 30 estabelecimentos que produzem ou comercializam itens ligados ao skate. Uma das maiores empresas do Brasil de produção de tênis para a prática do skate é daqui e exporta para o exterior, ponderou o prefeito.

Os praticantes de Curitiba reclamam que das 27 pistas públicas construídas em Curitiba e Região, apenas quatro delas estão em boas condições,  o resto estaria inutilizável ou em situação precária. O número não chega nem perto de atender a demanda dos praticantes de skate em Curitiba, que hoje beiram, oficialmente, os 70 mil, segundo dados da Federação Paranaense de Skate.

Os praticantes da modalidade uniram-se pela primeira vez em torno de uma proposta única chamada de Movimento Curitiba Skate Center, que tem como objetivo apresentar à Prefeitura a proposta de criação do espaço de alto rendimento. Durante a concentração para realizar o trajeto de skate da Praça Santos Andrade, no Centro da cidade, até a Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, que caracteriza o evento Go Skate Day, os simpatizantes do esporte colheram assinaturas para o projeto.